OMS: Casos de gripe das aves vão aumentar na Europa 677

OMS: Casos de gripe das aves vão aumentar na Europa

19 de novembro de 2014

A Organização Mundial de Saúde considerou que o número de casos de gripe das aves, da estirpe H5N8, na Europa vai aumentar e disse que as infeções em humanos são improváveis mas possíveis, avançou a “Renascença”.

A estirpe H5N8 já levou ao abate de 150 mil aves de uma quinta na Holanda e também já foi detetada na Alemanha e Reino Unido (ainda por confirmar). Contudo, não há registos – deste surto ou de anteriores – de ter alguma vez infetado humanos.

No entanto, Elizabeth Mumford, da OMS, não descartou completamente a possibilidade de serem detetadas infeções em humanos. «Não vejo por que não. Se está mesmo a circular largamente, então não há razão para não vermos casos em humanos».

«O risco para os humanos é sempre uma possibilidade por causa da propagação massiva destes vírus em galinhas infetadas, contudo na minha opinião as probabilidades são muito baixas», explicou a imunobiologista Linda Klavinskis à agência “Reuters”.

«Todos os genes deste vírus são genes aviários – não há componentes suínos ou humanos nos componentes do genoma», acrescentou.

A alta patogenicidade do vírus levou a Comissão Europeia a tomar medidas de salvaguarda de emergência contra a gripe das aves nos Países Baixos e no Reino Unido.

As medidas, que visam controlar rapidamente a doença e precaver a propagação do foco dentro dos estados-membros, incluem o abate das aves nas zonas afetadas, vigilância do local, a introdução de medidas de higiene e a proibição da venda de aves, ovos e outros produtos relacionados.