A Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou a “transformação digital” da App SNS24 como solução para a promoção de cuidados de saúde dos cidadãos.
“Em Portugal, as autoridades integraram soluções móveis com teleassistência ao fundirem todas as aplicações relacionadas com saúde numa única chamada SNS24, simplificando a transformação digital para os utentes”, lê-se num comunicado da OMS, em antecipação do primeiro Encontro de Mentes sobre Qualidade do Atendimento, que acontece do meses de setembro a dezembro deste ano.
Organizado pelo departamento de Qualidade de Cuidados e Segurança do Utente da OMS na Europa, um conjunto de quatro webinars focaliza-se no uso adequado da tecnologia para responder às necessidades das pessoas ao longo da pandemia de covid-19. Portugal foi um dos dois países destacados, a par de Malta.
“Temos de garantir que as tecnologias digitais se estão a tornar parte integrante da entrega do nosso sistema de saúde e têm os atributos e recursos para garantir a segurança do paciente e fornecer atendimento de qualidade, melhorando o acesso de todos”, explica Natasha Azzopardi-Muscat, diretora da Divisão de Políticas e Sistemas Nacionais de Saúde da OMS/Europa.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) informa que a App SNS24 já registou cerca de 7,6 milhões de downloads: “o cidadão pode aceder facilmente a vários serviços digitais do SNS, tais como realizar uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar o Boletim de Vacinas, as receitas, as requisições, os resultados de exames médicos, entre outros serviços”, pode ler-se no site oficial dos SPMS.