A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que vai iniciar uma nova fase de ensaios clínicos de três medicamentos contra a covid-19, em pacientes hospitalizados, estando a recrutar participantes também em Portugal.
Estes testes fazem parte da nova fase do ensaio clínico Solidarity, da OMS, que entra na fase Solidarity Plus.
Os medicamentos a serem testados são o artesunate (do laboratório IPCA), usado para tratar casos graves de malária; o imatinib (da Novartis), usado para tratar alguns tipos de cancro; e o infliximab (da Johnson & Johnson), usado para tratar doenças do sistema imunitário, como artrite reumatoide.
Os medicamentos foram doados pelas farmacêuticas para a realização do ensaio clínico que decorre em 52 países, incluindo Portugal.
Nesta nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.
Assim é possível avaliar a eficácia de vários tratamentos ao mesmo tempo usando um único protocolo, recrutando milhares de pacientes para gerar estimativas robustas sobre a eficácia que um medicamento pode ter.
O protocolo também permite a adição de novos medicamentos ao longo do processo e o abandono dos que sejam considerados ineficazes.
O ensaio clínico vai recrutar apenas pacientes adultos, homens e mulheres, em internamento hospitalar, até 01 de maio de 2022.