OncoKDM facilita a interpretação clínica dos perfis genómicos em menos de um minuto 465

OncoDNA, empresa especializada em medicina de precisão para o tratamento e diagnóstico do cancro, apresentou a sua renovada plataforma online inteligente de interpretação genómica OncoKDM, mais rápida e ágil, para responder às necessidades mais imediatas dos oncologistas, patologistas e outros especialistas em biologia molecular. A OncoKDM oferece aos profissionais uma interpretação clínica mais completa dos perfis genómicos dos seus doentes, podendo obter resultados em menos de um minuto.

Esta nova plataforma é capaz de agregar todas as informações recolhidas sobre um doente (resultados de qualquer tecnologia genómica, dados de patologia molecular, informações clínicas etc.), analisando-as e interpretando-as de forma eficaz a nível clínico e biológico, facilitando a tomada de decisão pelo oncologista ao escolher a terapia certa para o doente, procurando ensaios clínicos disponíveis no país de origem, oferecendo uma resposta mais rápida, concisa e operativa na prática clínica diária.

Apresentada internacionalmente num evento realizado no Mónaco, também está disponível na Península Ibérica, onde a OncoDNA tem uma presença importante. Torna-se, assim, uma ferramenta eficaz para os especialistas em oncologia, que poderão tomar decisões de tratamento rapidamente, incluindo ensaios clínicos, graças às recomendações inseridas no relatório gerado pela plataforma OncoKDM e que podem ser personalizadas de acordo com o seu destinatário final: oncologista, doente, laboratório, etc. “Com uma interface muito mais intuitiva, esta ferramenta pode dar-nos detalhes de variantes acionáveis e interpretá-las, além de priorizar e recomendar terapias por impacto clínico”, afirma Adriana Terrádez, diretora da OncoDNA para Espanha e Portugal.

Funcionamento
O seu funcionamento é simples e automático e é resumido em quatro etapas, realizadas em menos de 60 segundos:
1. Após realizar o perfil da amostra, o especialista do laboratório carrega na aplicação os arquivos VCF obtidos com a informação do doente, estabelecendo os parâmetros das análises que se devem ter em conta para a interpretação final.

2. O algoritmo desenvolvido pela OncoKDM filtra e interpreta inserções e deleções, bem como variações de nucleotídeos únicos dos dados de NGS de tumores somáticos.

3. As variantes filtradas são classificadas a nível biológico e terapêutico (TIER), de acordo com as diretrizes clínicas padronizadas do American College of Medical Genetics (ACMG) e da Comissão de Medicina Personalizada (ComPerMed), entre outras, que incluem os impactos biológicos e terapêutico de cada variante.

4. O algoritmo classifica, com base no impacto terapêutico, quais são os medicamentos recomendados para cada caso, levando em consideração as terapias aprovadas e os ensaios clínicos registados pelas agências europeias e americanas de medicamentos, a EMA e a FDA, respetivamente

Qualidade certificada

Ao longo da sua história, a OncoKDM evoluiu no ambiente de saúde europeu, o que significa que todas as informações médicas, pessoais e outras informações processadas foram armazenadas e geridas em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) 2016 / 679 da União Europeia.

Além disso, possui diversas certificações que garantem a sua qualidade e eficiência:
– ISO 13485:2016: Esta normativa especifica os requisitos para sistemas de gestão da qualidade (SGQ) no setor dos dispositivos médicos. Desta forma, a OncoKDM credencia a conformidade com os requisitos regulamentares e do cliente aplicáveis a este campo.

– ISO 27001:2013: O sistema de gestão de segurança da informação subjacente desta certificação facilita o cumprimento do RGPD através da implementação das medidas técnicas e organizacionais necessárias para garantir a integridade, confidencialidade e segurança adequada dos dados pessoais, incluindo a sua proteção contra o tratamento não autorizado ou ilegal e sua perda, destruição ou dano acidental.

– Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde de 1996 (HIPAA): Este é um regulamento dos EUA que fornece disposições de privacidade e segurança de dados para proteger as informações médicas. Nos círculos de saúde, a adesão ao HIPAA exige que as organizações de saúde implementem um acesso eletrónico seguro aos dados de saúde e cumpram os regulamentos de privacidade.

“Desde as suas primeiras versões, lançadas há dois anos, conseguimos melhorar os padrões de qualidade da OncoKDM, validar o seu potencial e transformá-lo graças à colaboração de vários hospitais europeus onde foi testado. Através do projeto Moncodaneum, a OncoKDM tem sido utilizada em laboratórios de referência na Europa e no mundo. O nosso próximo passo é acelerar a sua comercialização e promover a ligação entre laboratórios moleculares e empresas biofarmacêuticas a nível nacional e internacional”, afirma Adriana Terrádez.

Para perceber melhor o seu funcionamento, a OncoDNA programou um webinar on-line que será realizado na quinta-feira, 12 de março. O seminário intitulado “Aproveitar ao máximo o NGS como suporte para a tomada de decisão clínica do oncologista”, será ministrado pelo Dr. Antoun Al Absi, especialista no software de interpretação OncoKDM.