Optometrista portuguesa é Consultora do Programa da Visão da Organização Mundial de Saúde 201

Vera Carneiro, anterior membro da Direção da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria e Doutoranda em Optometria e Ciências da Visão, está a desempenhar, desde Abril do corrente ano, as funções de Consultora do Programa da Visão da Organização Mundial de Saúde, integrada na Unidade de Funções Sensoriais, Deficiência e Reabilitação do Departamento de Doenças Não-Transmissíveis.

É vencedora do prémio Eye Health Hero 2020, na categoria de Change-Maker, com formação em Promoção do Acesso a Cuidados para a Saúde da Visão, pelo World Council of Optometry e Brien Holden Vision Institute, em Cegueira Global: Planeamento e Gestão de Serviços de Saúde da Visão pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e em Fortalecimento de Sistemas de Saúde pelo Instituto de Saúde Global Nossal da Universidade de Melbourne, foi até Outubro de 2020 responsável pelos assuntos regulamentares e legislativos da APLO.

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão que fazem antever importantes mudanças na prestação destes cuidados. Em Novembro de 2020, foi adotada na 74.ª Assembleia Mundial da Saúde, a Resolução ‘Cuidados para a saúde da visão integrados e centrados nas pessoas, incluindo deficiência visual e cegueira evitável’ (sigla em inglês IPEC); posteriormente, em Maio de 2021, foram endossadas as metas globais de aumento de cobertura efetiva para catarata e erro refrativo e em Julho de 2021 foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a Resolução ‘Visão para Todos; acelerar ações para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’. Portugal está entre os países que mais pode beneficiar das recomendações da Organização Mundial de Saúde, no que diz respeito aos cuidados para a saúde da visão. A prestação de cuidados para a saúde da visão, integrados e baseados em sólidos cuidados primários, com a integração dos Optometristas, é a resposta às necessidades dos Portugueses, baseada em evidência e nos recursos existentes em Portugal.

Lutadora incansável pelo direito ao acesso para a saúde da visão, com a qualidade e com a segurança que os Portugueses merecem, é com enorme orgulho que os Optometristas e todos os Portugueses lhe desejam as maiores felicidades na sua nova missão, desta vez, ao serviço do mundo.