Ordem dos Farmacêuticos apoia criação de novo curso de Farmácia em Moçambique 462

Ordem dos Farmacêuticos apoia criação de novo curso de Farmácia em Moçambique

07-Abr-2014

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Carlos Maurício Barbosa, disse na sexta-feira à “Lusa” que a entidade vai apoiar a criação de um novo curso de Farmácia em Moçambique, através da sua organização e docência.

Carlos Maurício Barbosa reuniu-se em Lisboa na sexta-feira à noite com o ministro da Saúde moçambicano, Alexandre Manguele, num encontro em que foi feita «uma avaliação do protocolo» entre as duas entidades e as ações de formação que a Ordem tem organizado para altos quadros de Moçambique.

«A pedido do ministro, vamos iniciar o trabalho de apoiar um novo curso farmacêutico que está a ser lançado» em Moçambique, disse Maurício Barbosa, acrescentando que este assenta na «organização do curso e na docência».

Por outro lado, a OF vai também trabalhar com o Ministério da Saúde moçambicano, «no âmbito da fábrica de medicamentos antirretrovirais e soros», acrescentou.

«Vamos dar um apoio técnico muito especializado» no sentido de ajudar a «aumentar a produção», disse.

A OF vai também trabalhar com o Hospital Central de Moçambique, que vai «iniciar uma valência que não tinha» na área da manipulação de medicamentos citotóxicos, onde a Ordem tem grande conhecimento.

Além disso, «vamos manter um conjunto de ações que temos vindo a fazer», como dar formação, criar parcerias pontuais com várias entidades para ações formativas, entre outras.

Ao abrigo de um protocolo assinado entre as duas entidades em maio de 2010, a OF tem vindo a colaborar com o Ministério da Saúde de Moçambique na formação pós-graduada de farmacêuticos que trabalham neste Ministério e no apoio à definição de políticas, elaboração de legislação e outras normas legais para o setor farmacêutico moçambicano.