A Ordem dos Farmacêuticos (OF) informa no seu portal, que constituiu um novo Grupo de Trabalho dedicado ao impacto dos medicamentos no meio ambiente. A Ordem pretende liderar a discussão sobre o contributo dos farmacêuticos para gestão ambiental, para a promoção de boas práticas e de serviços farmacêuticos sustentáveis.
A OF aderiu também à campanha desenvolvida pela Federação Internacional Farmacêutica para assinalar o Dia Mundial do Ambiente 2024, que se assinala esta quarta-feira, dia 5 de junho. A iniciativa revela vários exemplos de ações levada a cabo por farmacêuticos de todo o mundo para mitigar o impacto dos medicamentos no ambiente, avançam.
O Grupo de Trabalho Medicamentos e Ambiente foi constituído em março deste ano, sob a coordenação do farmacêutico Humberto Martins, integra outros seis farmacêuticos de diferentes organizações e experiência reconhecida na área, avança a ordem do farmacêuticos.
De acordo com o relatório do Projeto Operation Zero, promovido pela organização não-governamental Health Care Without Harm – Europe, que em Portugal foi conduzido pela Administração Central do Sistema de Saúde, o fabrico de químicos e produtos farmacêuticos estão entre os principais responsáveis pela elevada pegada carbónica no setor da Saúde português, refere a ordem.
A OF pretende contribui assim com uma solução para a crise climática, uma vez que defende que os profissionais de saúde, os decisores políticos e a população tem a responsabilidade de gerar a mudança.