Ordem dos Farmacêuticos: Visitas a ULS no Porto e a hospital e farmácias no Faial 265

No âmbito das visitas a laboratórios de análises clínicas e a serviços de patologia clínica para afirmar as Análises Clínicas e a Genética Humana como áreas estratégicas da profissão, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) visitou, ontem, a Unidade Local de Saúde (ULS) de São João e a ULS de Santo António, ambas no Porto.

Segundo informa a OF, no seu portal, Rui Pinto, membro da direção Nacional da OF, e Félix Carvalho, presidente da Secção Regional do Norte da OF, foram recebidos pela presidente conselho de administração da ULS de São João, Maria João Batista, que esteve acompanhada pela diretora clínica para os cuidados hospitalares, Elisabete Barbosa, e pelo diretor do Serviço de Patologia Clínica, Tiago Guimarães.

Na ULS de Santo António, os responsáveis da OF foram recebidos pela diretora do Serviço de Patologia Clínica, Graça Henriques. Em ambas as visitas, foram estabelecidos contactos com os farmacêuticos especialistas e com os farmacêuticos residentes de cada unidade e analisada a realidade do exercício profissional farmacêutico no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A Ordem dos Farmacêuticos solicitou a intervenção do Ministério da Saúde e dos conselhos de administração da ULS, para repor a igualdade nos concursos para a direção técnica dos Serviços de Patologia Clínica em várias ULS, bem como na distribuição uniforme do trabalho suplementar entre profissionais que desempenham funções idênticas ou equivalentes.

 

Bastonário no Faial

Hélder Mota Filipe esteve, também ontem, na ilha do Faial, para visitar o Hospital da Horta e algumas farmácias comunitárias da ilha açoriana, no âmbito das Visitas Regionais que tem vindo a realizar desde final do ano passado.

A visita à ilha do Faial teve início no Hospital da Horta, com uma reunião com o Conselho de Administração, presidido por Maria Teresa Ribeiro Cândido, na qual esteve também o diretor dos Serviços Farmacêuticos, Miguel Mendonça, na qual se constatou, segundo referido no portal da OF, a dificuldade da unidade em atrair e reter os seus profissionais. Foram, igualmente, reportados problemas relacionados com a escassez de medicamentos e ruturas de stocks, que colocam importantes desafios aos seus profissionais.

O bastonário visitou ainda os serviços farmacêuticos e de patologia clínica, onde foi recebido pela farmacêutica diretora Ana Paula Marques.

Durante a tarde, Helder Mota Filipe visitou a Farmácia Lecoq, a Farmácia Ayres Pinheiro e a Farmácia Corrêa, tendo sido possível “perceber a oferta de serviços farmacêuticos à comunidade faialense, com particular relevância para os desafios tecnológicos associados ao serviço de renovação da terapêutica e para a preparação individualizada da medicação”, sublinha a OF.