A Ordem dos Médicos (OM) congratulou-se, na passada sexta-feira (01), com o aumento da acessibilidade para o plano de vacinação 2023/2024, que se estende às farmácias comunitárias para combate à gripe e à covid-19.
“A OM congratula-se com a proposta apresentada para a próxima campanha de vacinação contra a gripe sazonal e covid-19, que terá início na segunda quinzena de setembro”, lê-se em comunicado.
A Associação Pública Profissional destaca que “a gratuitidade para todas as pessoas com 60 ou mais anos, bem como para outros grupos prioritários, e aumentar a acessibilidade à vacina, são medidas importantes para manter a elevada taxa de cobertura vacinal em Portugal”, que teve pela “segunda época consecutiva a taxa mais elevada de cobertura vacinal contra a gripe na população com 65 ou mais anos de idade, na Europa”.
Refere ainda estar disponível para “divulgar e promover campanhas de esclarecimento da população” e apela “ainda à vacinação de todos os médicos e à recomendação da vacinação aos seus doentes, por se tratar da mais importante medida de prevenção e minimização das complicações destas doenças”.