Após a Ordem dos Farmacêuticos (OF) e as associações que representam a área farmacêutica (Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas) terem anunciado a criação de um Gabinete de Apoio ao Farmacêutico, anunciam agora a criação de uma Linha de Apoio ao Farmacêutico.
A Linha de Apoio ao Farmacêutico, que está atualmente em fase de testes, entra em pleno funcionamento na próxima segunda-feira. É um número gratuito, iniciado por 800.
Segundo a OF, “esta Linha de Apoio ao Farmacêutico visa responder às dúvidas, dificuldades e problemas que os colegas enfrentam diariamente por causa do novo coronavírus. Numa primeira fase, a linha vai responder a questões eminentemente profissionais e técnico-científicas dos farmacêuticos comunitários, sendo depois capacitada para resposta aos farmacêuticos hospitalares e analistas clínicos”.
Quanto ao Gabinete de Apoio ao Farmacêutico “continua a trabalhar em várias outras medidas dirigidas aos profissionais que estão nas farmácias, nos hospitais e nos laboratórios de análises clínicas. Além do envio periódico de informação técnica e de orientações emitidas pelas autoridades de saúde, estão a ser permanentemente atualizados Planos de Contingência, checklists para intervenção profissional, perguntas frequentes e materiais informativos para o público e profissionais”, indica a Ordem em nota divulgada.
Não esquecer que Gabinete de Apoio foi criado com o objetivo de “coordenação estratégica e implementação de medidas para todo o setor farmacêutico enfrentar a pandemia de covid-19”.