A Ordem dos Farmacêuticos (OF) acaba de anunciar a realização de uma sessão de debate para esclarecer os profissionais de Saúde e utentes acerca dos novos serviços à comunidade previstos em Orçamento do Estado, nomeadamente a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade e a renovação da terapêutica crónica.
Depois de alguns meses de trabalho, onde reuniu comentários e sugestões de diversas entidades, através de uma Consulta Pública, a OF prepara-se para debater as temáticas no encontro “Proximidade entre Farmacêutico e Cidadão”, no dia 20 de junho, pelas 14h30, no auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.
O evento vai reunir farmacêuticos e demais profissionais de Saúde, representantes das associações doentes e outras organizações da sociedade civil. O bastonário da OF, Helder Mota Filipe, destaca estas duas novidades, mas recorda outros serviços igualmente relevantes para a gestão da doença, como a “preparação individualizada da medicação”, “revisão da terapêutica” e “outras intervenções em situações clínicas ligeiras”.
“Nos últimos meses, temos reunido assiduamente com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde para preparar a próxima campanha de vacinação contra a gripe sazonal, que este ano inclui também a administração de vacinas contra a COVID-19 por farmacêuticos comunitários”, adianta ainda o bastonário.
Para o representante dos farmacêuticos, a prestação destes novos serviços requer uma “diferenciação profissional dos farmacêuticos, suportada em novos referenciais, em protocolos de intervenção e na aquisição de novas competências farmacêuticas, como é o caso da Oncologia, uma das áreas considerada prioritária”.
Com este encontro, refere a OF em comunicado, espera-se “registar preocupações e oportunidades para o desenvolvimento de novas ações e serviços que sejam valorizadas pelos utentes e que ajudem a resolver problemas concretos do seu quotidiano, promovendo uma verdadeira integração e articulação entre setores público, privado e social e diferentes níveis de prestação de cuidados”.
O programa e demais informações sobre esta iniciativa da OF estão disponíveis aqui.