O Infarmed e a Roche Farmacêutica desmentiram esta quarta-feira (27) a notícia, veiculada pela comunicação social, que dava conta da falta do medicamento Oseltamivir (Tamiflu) em território nacional.
Segundo o titular do medicamento, o “oseltamivir, indicado para a prevenção e tratamento da gripe (infeção por vírus influenza), está disponível em quantidade suficiente para abastecer com normalidade o mercado nacional, conforme necessidade dos doentes e respetiva prescrição médica”, lê-se em comunicado enviado às redações.
Mais concretamente, e de acordo com o Infarmed, “o mercado nacional encontra-se abastecido de dezenas de milhares de embalagens de Tamiflu”, cerca de 43 mil. Nesse sentido, “as farmácias e/ou unidades hospitalares que necessitem de proceder ao normal abastecimento deste medicamento, devem contactar os distribuidores grossistas, a empresa titular do medicamento ou o respetivo operador logístico”, disse também em comunicado.
Em todo o caso, a Roche Farmacêutica assegura que o medicamento “está disponível para fornecimento normal e através dos canais habituais, não se tendo verificado qualquer situação de rutura ou escassez de fornecimento ao circuito de abastecimento nacional”.
Este é um medicamento sujeito a receita médica, pelo que apenas “pode ser dispensado mediante a respetiva prescrição do médico”, lembra ainda o Infarmed.