País em alerta vermelho e amarelo por causa do calor. DGS deixa recomendações 459

Os distritos de Bragança, Guarda e Vila Real vão estar sob aviso vermelho devido às altas temperaturas entre hoje e sábado.

O alerta vermelho para os três distritos é válido entre as 09:00 de hoje e as 18:00 de sábado, devido à “persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima”, alerta, segundo a Lusa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes distritos ficam depois em alerta laranja, desde as 18:00 de sábado até às 18:00 de domingo.

O alerta laranja, de “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima”, estará em vigor também em Viseu e Castelo Branco entre as 09:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado.

Estes cinco distritos de Portugal continental estão já em alerta amarelo, desde as 18:00 de ontem.

Évora, Porto, Viana do Castelo, Beja, Portalegre e Braga também já estão em alerta amarelo, que vigora até às 18:00 de sábado.

Já Setúbal, Santarém, Aveiro e Coimbra entram em alerta amarelo às 09:00 de sexta-feira, até às 18:00 de sábado.

De acordo com o comunicado do IPMA, a partir de hoje prevê-se uma “subida generalizada dos valores da temperatura do ar, em especial da máxima, sendo de esperar máximas acima de 30°C na maior parte do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre os 35 e 40°C na generalidade do interior”.

“Em muitos destes locais poderão ser ultrapassados 40°C, em especial no interior do Alentejo, nos vales dos rios Tejo e Douro e no nordeste transmontano, sendo esta a região onde se esperam as anomalias mais significativas da temperatura do ar”, alertou ainda.

Na maior parte do território os valores mais elevados da temperatura deverão ser registados no sábado, acrescentou.

O IPMA apontou ainda que a temperatura mínima também irá registar uma subida, sendo previstas noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em muitos locais do interior e no sotavento algarvio.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três e indica Situação meteorológica de risco extremo.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Recomendações da DGS

Face ao alerta do IPMA, a Direção-Geral da Saúde (DGS), no seu portal, recomenda:

– Beber água, mesmo quando não tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas;

– Procurar permanecer em ambientes frescos e arejados ou climatizados, pelo menos 2 a 3 horas por dia;

– Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina;

– Utilizar roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta;

– Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer, no exterior;

– Escolher as horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;

– Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas;

– Assegurar que as crianças consomem frequentemente água e que permanecem em ambientes frescos e arejados. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;

– Contactar e acompanhar as pessoas idosas e outras pessoas que vivam isoladas. Assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambientes frescos e arejados;

– Manter-se informado relativamente às condições climatéricas, para poder adotar os cuidados necessários.

– Em caso de emergência e de apresentar sinais de alerta (tais como, suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca), contactar o Serviço Nacional de Saúde, através do número 808 24 24 24, ou ligar para número europeu de emergência 112.