Países afetados pelo Ébola podem receber ajuda de 3,4 mil milhões dólares 13 de Julho de 2015 Os países da África Ocidental mais afetados pela epidemia de Ébola – Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri – receberam na sexta-feira promessas de 3,4 mil milhões de dólares para recuperarem do impacto económico, anunciou a ONU.
Estes são «números preliminares» relativos a novos fundos, que elevam o total prometido por países dadores para 5,18 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros), especificou a administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Helen Clark.
«É um resultado muito encorajador», estimou, citada pela “Lusa”.
«O esforço de recuperação (dos países afetados pelo Ébola) teve uma partida prometedora», declarou à imprensa depois de realizada a conferência de dadores na sede da Organização das Nações Unidas.
Os três países esperavam recolher na sexta-feira 3,2 mil milhões de dólares para financiar os seus programas nacionais de recuperação, para além de outros quatro mil milhões aplicados em projetos regionais.
Estes fundos devem cobrir as necessidades por um período inicial de dois anos.
A epidemia causou mais de 11 mil mortos desde o final de 2013, na sua maioria nestes três países, e desorganizou os seus sistemas de saúde, destruiu as suas economias e afugentou os investidores.
|