Palco, prémio, microfone: o que disseram os vencedores dos Prémios Almofariz 2023? 901

Os Prémios Almofariz 2023 decorreram no Salão Preto e Prata do Casino Estoril e galardoaram 10 personalidades, projetos e entidades. Daquela que é, há 29 edições, a grande gala e a noite do ano na Farmácia, o Netfarma não podia deixar de lhe mostrar as reações, ainda a quente, dos grandes vencedores.

Assim, ao longo deste artigo, em pequenos vídeos, poderá ver e ouvir as declarações imediatas de todos os premiados após tocarem pela primeira vez no merecido e icónico galardão.

Começamos por aquele que foi também o primeiro prémio da noite: Anúncio Profissional do Ano. O Almofariz foi para Vicks Vaporub, da multinacional Procter & Gamble (P&G Health), representado por Madalena Dias, Brand Manager, que destacou o facto de ser a segunda vez que a marca vence este galardão.

A gala entrou depois nos prémios votados pelas farmácias, com Centrum Beleza & Colagénio a ser distinguido como Produto do Ano. A primeira reação foi de Paula Rico, Senior Brand Manager Centrum & Commercial Brands Portugal – Haleon. “Ficámos muito felizes por a nossa inovação ter sido a premiada”, destacou.

 

O premiado seguinte saiu da categoria de Produto de Dermocosmética do Ano e foi Bepanthen Tattoo. Paula Neto, Senior Brand Manager da Bayer Consumer Healthcare Portugal, disse achar que Bepanthen Tattoo foi um “lançamento diferente”, que podia trazer “novidade à farmácia”.

O produto Antigrippine Trieffect Tosse foi o galardoado que se seguiu, na categoria Medicamento Não Sujeito a Receita Médica (MNSRM), tendo sido representado por José Corelho, Diretor de Vendas da Perrigo, que destacou “as equipas apaixonadas que todos os dias trabalham com as farmácias”, e ainda Luís Gomes, Category Lead Iberia da Perrigo, que disse que um dos motivos do sucesso foi marca “ouvir o consumidor desde o início”.

A finalizar os prémios escolhidos pelas farmácias de Portugal esteve o de Laboratório do Ano, que coube à Generis. Diogo Fernandes, Commercial Director da Generis, disse que este Prémio Almofariz “foi o culminar daquilo foi a celebração dos 20 anos da Generis, este ano”.

Dos votos das Farmácias para a premiação das próprias Farmácias, a Farmácia Diamantino, no Fundão, ganhou o prémio de Intervenção na Comunidade. Andreia Martins, Gestora de Responsabilidade Social da farmácia premiada, disse que é “o reconhecimento nacional, daquilo que uma farmácia no Interior faz”.

Já o muito almejado Prémio Almofariz de Farmácia do Ano foi para as instalações da Farmácia Almancil, cujo proprietário e Diretor Técnico, João Neto, disse que já estava “feliz” por a sua farmácia ter “participado” e estar nomeada. “Ganhar dá-nos ânimo e noção de que estamos a fazer algumas coisas bem”, afirmou ainda.

Sociedade Científico-Profissional de Farmácia Ibero-Americana Comunitária, que tem Carlos Maurício Barbosa, anterior bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), com vice-presidente, venceu o Projeto do Ano. “Temos praticamente um ano, mas já muito fizemos. Já realizámos o congresso em Barcelona, temos muito potencial e abrangemos mais de 600 milhões de pessoas”, disse o antigo bastonário da OF.

O Farmacêutico Especialista em Farmácia Comunitária Luís Lourenço, com um historial de considerável envolvimento associativo na OF e na International Pharmaceutical Federation, foi considerado a Figura do Ano, o último prémio da noite. “Sinto que tenho, não diria um peso, mas talvez uma força extra para os desafios que se avizinham”, frisou.