Papel da parteira desde o parto à menopausa em análise na 8.ª Edição do Health Insights 56

O evento realiza-se no dia 19 de setembro, a partir das 09h00, em formato online.

Durante muito tempo, a saúde da mulher foi negligenciada pela ciência, sendo raros os ensaios clínicos em que foram envolvidas até aos anos 90[1]. Empenhada em levar evidência científica sobre a saúde reprodutiva da mulher aos profissionais de saúde e colocar as suas necessidades no centro da prática clínica, a Crioestaminal realiza, no mês dedicado à grávida, a 8.ª edição do Health Insights.

Marcado para o dia 19 de setembro, entre as 09h00 e as 17h00, o evento junta especialistas em saúde materna e obstetrícia num formato exclusivamente online, com um programa focado nas “Competências Específicas do EESMO/Parteira no Apoio à Saúde da Mulher durante o Parto, o Puerpério, a Amamentação e a Menopausa”. No ano anterior, o evento contou com 617 inscrições de profissionais de saúde das áreas de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria.

Durante a manhã, vão ser apresentadas as Midwfery Skills focadas na promoção do parto normal em situações de trabalho de parto prolongado. Serão discutidos critérios de diagnóstico de distócia dinâmica de trabalho de parto e aspetos fundamentais para a atuação eficaz das parteiras nestas situações, promovendo o parto normal e experiências positivas de parto.

Nesta palestra, serão também abordados aspetos base da biomecânica e da psico-neuro-endócrino-imunologia relacionados com o trabalho de parto. Serão apresentadas técnicas específicas a aplicar em diferentes contextos clínicos (incluindo técnicas do método “Spinning Babies”), como estratégias de (re)posicionamento fetal e a criação de mais espaço para o bebé e conforto para a mulher. Por fim, serão também explorados diferentes protocolos de atuação em caso de distocia de ombros.

A amamentação é outro tópico em destaque durante a manhã, aprofundando estratégias de atuação da parteira no caso de mastite, fissuras no peito e dor, no sentido de promover a integridade da mama e a amamentação efetiva e positiva.

A Crioestaminal também vai marcar presença para partilhar as mais recentes descobertas sobre as terapias e produção de medicamentos com células estaminais do Cordão Umbilical colhidas no momento do parto.

Após uma pausa para almoço, seguem-se palestras sobre o processo de cicatrização do períneo em caso de lesão intraparto e sobre a transição saudável e equilíbrio para a menopausa.

O painel de oradores é composto por Maria da Conceição Santa-Martha e Isabel Ferreira, enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica; Francisco dos Santos, Diretor de Terapias Celulares da Crioestaminal; e Carina Pais, Gestora de Clientes e Patient Navigator da Crioestaminal.

Os profissionais de saúde interessados em participar no evento podem inscrever-se no site.