Papel no fortalecimento dos sistemas de saúde dá mote ao Dia Mundial do Farmacêutico 614

“Farmácia: Fortalecimento dos Sistemas de Saúde” (em tradução livre) é o tema que marcará o Dia Mundial do Farmacêutico, que se celebra no dia 25 de setembro, anunciou esta sexta-feira a International Pharmaceutical Federation (FIP).

“A pandemia de covid-19 deu-nos evidências inegáveis ​​das capacidades da nossa profissão para apoiar os sistemas de saúde. Para citar apenas um exemplo, durante a pandemia, as equipas farmacêuticas nos EUA forneceram mais de 350 milhões de intervenções clínicas na forma de testes de covid-19, vacinação, tratamento e atendimento hospitalar. Sem as nossas ações, teria havido muito mais mortes ”, reiterou, em comunicado, o presidente da FIP, Dominique Jordan.

O destaque, explica a FIP, vai para a confiança nos medicamentos, profissionais treinados e motivados, infraestruturas, políticas baseadas em evidência, planos fortes e financiamento adequado. “Sem dúvida, a farmácia é essencial para o acesso à saúde, uma cadeia de abastecimento segura e o uso responsável dos medicamentos. A FIP apoia a profissão nesse papel fundamental”, continua Dominique Jordana. Reitera ainda o apoio a “organizações com declarações de políticas globais” e pede aos governos que “aumentem o financiamento para a Saúde e melhores ambientes para profissionais de saúde”.

O responsável lembra a capacidade dos farmacêuticos enquanto especialistas em medicamentos para ter um papel mais ativo na prescrição e acompanhamento de pacientes com, por exemplo, diabetes. “A campanha do Dia Mundial do Farmacêutico da FIP é uma oportunidade para a farmácia celebrar as suas conquistas no apoio às nossas sociedades, mas também para defender o seu valor e potencial na melhoria da saúde” conlui.