Patient Innovation Bootcamp 2022 divide-se entre Lisboa, Copenhaga e Barcelona 1059

A Patient Innovation e a Universidade Nova de Lisboa (UNL) organizam o Patient Innovation (PI) Bootcamp 2022, um programa que traz à NOVA School of Business and Economics (SBE) doentes, cuidadores e empreendedores de oito países. Lisboa, Copenhaga e Barcelona são o palco para três semanas de iniciativas em formato presencial e à distância.

A 3.ª edição deste ano do PI Bootcamp realiza-se entre 29 de agosto e 2 de setembro, numa colaboração entre o Patient Innovation, NOVA Medical School, NOVA SBE, Copenhagen Business School, IESE Business School, Biocat e Glintt, apoiada pela EIT Health. A iniciativa apoia “doentes, cuidadores e colaboradores no desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras que eles próprios criaram para resolverem uma necessidade imposta pelo seu estado de saúde”, informa a PI em comunicado.

O Patient Innovation Bootcamp consiste “em duas semanas presenciais, a primeira em Lisboa e a terceira em Copenhaga, intercaladas com uma semana de sessões online a partir de Barcelona”. Em ambos os formatos “serão disponibilizados materiais de e-learning desenhados para ajudar as equipas a desenvolver e lançar os seus dispositivos, ferramentas de diagnóstico ou inovações digitais em saúde”.

Na semana em Lisboa as equipas “irão focar-se no desenvolvimento e validação das suas soluções; de seguida, vão desenvolver o seu plano de negócios durante a semana de Barcelona; e por fim vão aprender a consolidar, implementar e difundir as suas soluções na última semana deste bootcamp que se realiza em Copenhaga”.

Soluções variadas

Nesta edição, vão participar 10 equipas de 8 países – Portugal, Dinamarca, Espanha, França, Polónia, Reino Unido, Holanda e Ucrânia – que devem “desenvolver soluções e aprender mais com os inúmeros mentores, experts e speakers convidados, que vão estar em estreita relação com as equipas, de forma a fomentar o desenvolvimento sólido de cada uma das ideias ou soluções”. As equipas selecionadas irão participar no EIT Health Bootcamp Tour no final de 2022, um evento “no qual todos os participantes de EIT Health Bootcamps têm a oportunidade de participar em diferentes workshops e momentos de networking”, lê-se ainda.

Os projetos incluem várias soluções e incluem, por exemplo, “um inovador dispositivo para aumentar a capacidade de audição (Auricle) desenvolvido por um português residente na Dinamarca, que tem ele próprio problemas auditivos; uma solução para diabéticos criada por um pai para a sua filha (Diabmate); ou uma solução que ajuda a melhorar e facilitar toda a experiência em âmbito hospitalar (Reality Telling)”.

Os Glooma, uma das equipas portuguesas que participou na 2ª edição do bootcamp, “venceram recentemente o prémio Altice International Innovation Awards, juntamente com o premio Get in the Ring 2022 do Vodafone Power Lab e estão neste momento a testar o seu produto em ensaios clínicos”. A plataforma conta com um portfólio de mais de 5.000 inovações, incluindo cerca de 1.700 dispositivos médicos que foram validados por uma equipa médica, bem como uma comunidade de mais de 300.000 utilizadores em todo o mundo.