Paulo Fernandes e o Congresso das Farmácias: “Somos parte ativa na construção do futuro” 1166

O Congresso das Farmácias volta a ocupar o Centro de Congressos de Lisboa de 9 a 11 de fevereiro, cinco anos depois da última reunião presencial. Por ocasião da 14.º edição, o Netfarma conversou com Paulo Fernandes, da direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e presidente do evento.

“Sentimos, nos contactos que temos mantido, quer com colegas quer com parceiros, tanto institucionais como do circuito do medicamento e prestação de cuidados de saúde (via Expofarma), que existe uma enorme vontade de regresso aos eventos presenciais”, refere Paulo Fernandes, ao assumir “grande entusiasmo” com a edição de 2023. “Acreditamos que será um momento muito especial, não apenas pelo reencontro que proporciona, mas porque ocorre num momento em que o mundo se está a redesenhar, por força de um contexto muito marcado precisamente pela pandemia, mas também por via de uma nova envolvente política e económica global”, diz.

O responsável destaca as três grandes temáticas desta edição, que classifica como “estruturais no nosso futuro coletivo”: a relação com as pessoas, a proximidade como fator diferenciador na prestação de serviços de saúde, e os desafios e oportunidades para o setor da Saúde”. Espera-se “um evento muito participado, construtivo, um verdadeiro fórum de debate, de partilha de experiências e de aprendizagem”, continua.

O programa deste ano tem como foco prioritário o utente, as pessoas. “O nosso objetivo ao escolher os temas que apresentamos foi precisamente o de ir ao encontro das necessidades presentes e futuras das pessoas, criando nas farmácias e com as suas equipas, uma resposta efetiva às expectativas e preferências da população e do sistema de Saúde”, refere. Para isso, continua, é preciso ouvir as pessoas, e “auscultar os parceiros, para abordar sob diferentes perspetivas uma maior integração das farmácias na rede de cuidados de saúde”.

“Pretendemos trazer perspetivas e abordagens diferentes que permitam abrir novos horizontes”, diz Paulo Fernandes

Com cerca de 50 personalidades em palco, entre oradores, moderadores e palestrantes, o 14.º Congresso das Farmácias conta, por exemplo, com a presença de Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Ema Paulino, presidente da ANF, ou Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde entre 2015 e 2018. “Em todas as sessões pretendemos trazer perspetivas e abordagens diferentes que permitam abrir novos horizontes para as farmácias, para o sistema de Saúde e para as pessoas”, explica o responsável.

Enquanto presidente do Congresso, admite contar com “um momento de reencontro entre colegas e parceiros, com um propósito único de promover a discussão de temas que interessam a todos”. “Que possamos, ao fim destes três dias, estar convictos de que somos parte ativa na construção do futuro coletivo do setor e levar para cada uma das nossas farmácias perspetivas e novas ideias para melhorar a vida das pessoas que servimos”, conclui Paulo Fernandes.

Ricardo Mexia: “As farmácias têm uma capacidade não atingível por mais nenhum equipamento”

14.º Congresso das Farmácias acontece a 9, 10 e 11 de fevereiro de 2023 no Centro de Congressos de Lisboa e tem o Netfarma e a FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO com media partners.

Já segue as redes sociais do Netfarma? É aqui que vai poder encontrar tudo sobre conteúdos feitos para e a pensar em si. Clique abaixo para nos seguir no:

– Facebook

– Instagram

– Linkedin

– Twitter