PEM Móvel: Prescritas mais de 11 milhões de embalagens e cerca de 5 milhões de receitas 507

Em quatro anos de história, a aplicação de Prescrição Eletrónica Móvel (PEM Móvel) serviu para a prescrição de 11 milhões de embalagens, integrantes em cerca de 4,8 milhões de receitas médicas.

Lançada a 20 de fevereiro de 2019 pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a PEM Móvel é hoje responsável por 3.300 receitas médicas diárias, em média, através dos 36.320 médicos registados.

No seu site, os SPMS informam que “facilitar e agilizar o ato de prescrever é uma das vantagens desta aplicação que permite aos médicos prescrever através do telemóvel, cumprindo todos os requisitos de segurança”. Esta ferramenta é, de acordo com a entidade, “particularmente útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente”, lê-se ainda.

Através desta ferramenta digital, “o ato de prescrever é mais simples, prático, seguro e cómodo, quer para utentes, quer para médicos que, no final do processo, enviam a receita médica, por SMS e/ou e-mail, para os utentes”.