Segundo a Lusa, o Grupo de Epidemiologia da Direção-Geral da Saúde (DGS) foi ouvido, esta quarta-feira, no parlamento sobre o tema do uso obrigatório de máscaras, após a aprovação do pedido do Partido Socialista Democrata (PSD).
O requerimento do PSD para uma audição urgente dos especialistas da DGS foi ontem aprovado na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da covid-19.
Na base do pedido, o partido em questão sustentou que a decisão sobre a manutenção ou o fim do uso obrigatório de máscara não é uma decisão exclusivamente política, já que pode ter consequências para a saúde pública.
Nesse sentido, segundo informações apuradas pela Lusa, o PSD pediu a audição dos peritos da DGS que têm participado nas reuniões do Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.
A utilização obrigatória da máscara em espaços públicos foi promulgada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 11 de junho, e está em vigor até ao próximo dia 12 de setembro.
Fonte do Partido Socialista (PS) confirmou à agência de notícias que o partido não vai propor a renovação da obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços públicos.