Pessoas mais altas têm maior probabilidade de ter cancro 05 de Outubro de 2015 As pessoas mais altas têm maior probabilidade de vir a ter cancro do que as restantes, mostra um estudo do Karolinska Institute, na Suécia. Os investigadores concluíram que o risco para as mulheres de desenvolver cancro subia 18% por cada 10 centímetros de altura a mais. Para os homens, o risco de desenvolver cancro era 11% superior com cada 10 centímetros.
Segundo a principal investigadora a assinar este estudo, Emelie Benyi, há várias razões possíveis para esta ligação entre a altura e a probabilidade de desenvolver cancro. «Por um lado, as pessoas altas têm mais células no corpo, que podem potencialmente tornar-se cancerosas. Por outro lado, os indivíduos mais altos têm um maior consumo de energia, o que já foi ligado anteriormente à probabilidade de desenvolver cancro», disse.
Os investigadores sublinham, porém, que a obesidade e o consumo de tabaco, por exemplo, continuam a ser fatores de risco mais elevados do que a altura, avançou o “DN”.
O impacto da altura na probabilidade de desenvolver a doença varia conforme o tipo de cancro. No caso do cancro da pele, por exemplo, os investigadores concluíram que por cada dez centímetros de altura, a probabilidade de o desenvolver aumentava 30%. Já no caso do cancro da mama, por exemplo, as mulheres mais altas podem ter uma probabilidade 20% maior.
Os cientistas analisaram os dados de mais de cinco milhões de pessoas, nascidas entre 1938 e 1991, e que mediam entre um metro e 2,25 metros. |