Pfizer: Europa aprova vacina pneumocócica para prevenir pneumonia 734

Pfizer: Europa aprova vacina pneumocócica para prevenir pneumonia

09 de Março de 2015

A Comissão Europeia alargou a aprovação do Prevenar 13 (vacina pneumocócica conjugada 13‐valente) da Pfizer, para a prevenção da pneumonia causada por 13 sorotipos da bactéria pneumococo em adultos com 18 ou mais anos.

O Comité de Medicamentos de Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento (EMA) emitiu uma opinião positiva, apoiando a aprovação do alargamento da indicação, em janeiro.

A Pfizer acrescentou que as informações do produto também vão ser atualizadas para incluir os dados de eficácia do estudo CAPITA. A empresa disse que partilhou os resultados do estudo com a Food and Drug Administration e com outras autoridades reguladoras, incluindo as australianas e canadianas, para incluir a nova informação no rótulo da vacina.

Rene Reinert, vice-presidente dos assuntos científicos e das vacinas da Pfizer, Europa, realçou que a nova aprovação «é particularmente importante para adultos e para os doentes com outras patologias que os possam tornar mais vulneráveis a esta doença», citou o “FirstWord”. Reinert acrescentou que a empresa vai desenvolver «comités técnicos sobre a vacina, na Europa, para discutir esta nova indicação e os resultados do CAPITA, assim como eventuais atualizações das recomendações sobre o uso de Predenar 13 em adultos».

Prevenar 13 foi inicialmente aprovado na Euripa em 2009 para a prevenção da doença  invasiva pneumocócica, pneumonia e otite média em crianças entre as seis semanas de vida e os cinco anos, e em 2013 o seu uso foi autorizado em adultos entre os 18 e os 49 anos. A vacina adquiriu autorização de comercialização em mais de 120 países, incluindo o Japão e os EUA, onde é vendido com o nome Prevnar 13.