O Grupo Phoenix acaba de anunciar os resultados do seu último ano fiscal, com destaque para a conclusão da “aquisição histórica” de partes da McKesson Europe e um aumento de receitas em 12 meses, acumulando um total de 36.6 mil milhões de euros, a que se somam numerários afetos a taxas de serviço.
Durante o quarto trimestre do ano fical 2022/2023 (novembro de 2022 a janeiro de 2023), “as partes adquiridas da McKesson Europe foram totalmente incluídas nos principais números financeiros do Grupo Phoenix pela primeira vez”, informa a entidade em comunicado. São 29 os mercados que compõem a presença da Phoenix na Europa, entre os quais Portugal, França, Reino Unido, Itália ou Alemanha, de onde é originária.
O desempenho operacional total da empresa, que compreende a receitas e gestão de taxas de serviço, “aumentou 15,9% em comparação com o ano anterior, para 49,9 mil milhões de euros”. Comparando com o ano fiscal anterior, a receita do Grupo aumentou 18,2%, o que representa 36,3 mil milhões de euros.
Estes valores permitiram à Phoenix superar “o nível de crescimento dos mercados farmacêuticos europeus”, com o EBITDA a aumentar 53% em relação ao ano anterior para mil milhões de euros. Este número conta, particularmente, com 300 milhões de ganhos com a primeira consolidação de partes da McKesson Europe.
No último ano, o desempenho do Grupo “em termos de receita e resultados mais uma vez se mostrou robusto, apesar dos aumentos significativos de custos, por exemplo, em transporte e energia”, garante Sven Seidel, CEO da Phoenix Pharma SE. O responsável refere ainda que o “impulso adicional” que adveio da aquisição de partes da McKesson Europe permitiu atingir “um marco” e dar um “passo importante para o futuro da empresa”.
No relatório, o Grupo Phoenix projeta para este ano “um crescimento ligeiramente superior ao dos mercados farmacêuticos europeus e em quase todos os mercados dos países onde a empresa está presente”.
No nosso país, o Grupo Phoenix detém a OCP Portugal, as Farmácias Holon e a Hollyfar, detentora das revistas FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, FARMÁCIA CLÍNICA e MARKETING FARMACÊUTICO, bem como de newsletters e portais informativos online, como o NETFARMA.