A Ordem dos Farmacêuticos (OF) enviou ao Ministério da Saúde (MS) um conjunto de propostas e contributos para a definição do Plano de Emergência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com a informação divulgada pela OF no seu site, o bastonário esteve reunido com o coordenador e membros do grupo de trabalho formado pelo Ministério da Saúde. As propostas incluem matérias relacionadas com a valorização dos profissionais de saúde, o novo modelo de organização do SNS e colaboração com o setor privado e social, o acesso a dados clínicos relevantes para a prestação de cuidados, a política do medicamento, o desenvolvimento da indústria farmacêutica e a competitividade na área dos ensaios clínicos.
O citado documento reúne as principais preocupações da instituição sobre a atividade e a assistência farmacêutica às populações e sobre o funcionamento e articulação do SNS e do sistema de Saúde, que já tinham sido transmitidas à nova ministra da Saúde, na primeira reunião formal entre as duas entidades.
O documento remetido à tutela foi apresentado ao coordenador Grupo de Trabalho para definição do Plano de Emergência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Eurico Castro Alves, e aos restantes membros do grupo de trabalho.