Com o objetivo de dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030 arranca, hoje (14), em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, pelas 10h00, o projeto ‘PNS em Movimento‘.
Com esta iniciativa, o PNS pretende, segundo explica a Direção-Geral da Saúde (DGS), no seu portal, mobilizar toda a sociedade para “as respostas nacionais e, sobretudo, locais, às necessidades de saúde da população. Desta forma, serão mobilizados profissionais e serviços de saúde, assim como municípios e demais entidades locais e regionais dos diferentes setores, rumo a um Compromisso Local para a Saúde Sustentável”.
Coordenado pela DGS, o PNS 2030 estabelece as orientações estratégicas da política de saúde com vista a reduzir as desigualdades e aumentar o bem-estar da população em todo o ciclo de vida. Tem por foco a Saúde Sustentável, em alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Até ao final de 2024, o ‘PNS em Movimento’ irá estar em Bragança (22 de outubro), Almada (19 de novembro), Évora (25 de novembro) e Lagos (10 de dezembro). No início do próximo ano, este projeto deverá chegar, também, às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Em fevereiro de 2024 foi lançado o “Pacto Saúde Sustentável 2030”, integrando vários compromissos para a ação assumidos por mais de 40 entidades de diferentes setores. O “PNS em Movimento” vem agora dar um novo impulso à implementação do PNS 2030 ao nível local, sem o qual nenhum Plano de Saúde é verdadeiramente implementado.