Plataforma de combate à falsificação de dispositivos médicos ficará operacional só em 2023 865

A última edição da  Reunião do Healthcare User Group (HUG), promovida pela GS1 Portugal, teve como tema central o ponto de situação da implementação do Regulamento dos Dispositivos Médicos, a nível europeu.

As principais alterações, como explicou Madalena Centeno, Gestora de Saúde e Standards da GS1 Portugal, prendem-se com a publicação dos Módulos II e III da plataforma, que dizem respeito ao Registo de Dispositivos Médicos e aos Organismos Notificados e Certificados, tendo sido criado um site de acesso à base de dados EUDAMED, na qual se incluem operadores económicos e certificados dos dispositivos médicos.

Esta plataforma que, segundo a GS1 Portugal, “representa mais um passo na criação de uma linguagem global comum de incentivo à rastreabilidade de produtos no setor da saúde e combate à sua contrafação”, estará 100% funcional no final de 2023.

Assim, até lá, e sendo o carregamento de UDI – Unique Device Identifiers voluntário, a MedTech Europe e a APORMED recomendam que não seja inserida qualquer informação na plataforma.