A Plataforma Saúde em Diálogo emitiu um comunicado, no qual congratula a decisão do Infarmed de aprovar o pedido de autorização especial para que a jovem de 24 anos e outros treze doentes, que sofrem de fibrose quística, tenham acesso ao medicamento que provou ser eficaz no prolongamento da esperança média de vida destes pacientes.
«Mais do que nunca, e numa situação delicada como aquela que coletivamente estamos a viver, a nossa sensibilidade está desperta e a solidariedade é palavra de ordem», afirma a presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Rosário Zincke.
E acrescenta «é importante que, nestas situações, exista uma necessidade urgente em tomar decisões atempadas e que permitam acudir ao sofrimento dos doentes, família e amigos».
A Plataforma Saúde em Diálogo reforça, ainda, a importância de as autoridades de saúde assumirem perante este tipo de situações «uma comunicação objetiva e transparente, que permita verdadeiramente apoiar os cidadãos quando mais necessitam».
No final, a Instituição relembra a importância de os cidadãos «terem direito a ser auxiliados na doença e a acederem a cuidados de saúde com prontidão, de forma digna, e de acordo com a melhor evidência científica disponível. A Associação apela, ainda, às autoridades públicas para que estejam na linha da frente a cumprir a sua obrigação ao serviço a cada cidadão, decidindo em tempo adequado aquilo que deve ser objeto de decisão».