Plural investe 11 milhões de euros em novas instalações em Coimbra 542

Plural investe 11 milhões de euros em novas instalações em Coimbra

17 de Junho de 2015

A cooperativa farmacêutica Plural, com sede em Coimbra, vai investir 10 a 11 milhões de euros na transferência da sede e armazéns para a antiga Fábrica da Cerveja e prevê que as obras comecem em setembro, disse o presidente da empresa.

 

A Plural vai investir cerca de «10 a 11 milhões de euros» na instalação da sua sede na antiga Fábrica da Cerveja, que está desativada desde os finais da década de 1990, onde vai também congregar «todos os centros de atividade» de armazenamento e distribuição de medicamentos que tem em Coimbra, disse à agência “Lusa” presidente da cooperativa, Miguel Silvestre.

 

As novas instalações da Plural em Coimbra devem-se ao crescimento da cooperativa, que registou em 2014 uma faturação de 194 milhões de euros e um crescimento de 9%, referiu, constatando que neste ano o crescimento continua, situando-se nos primeiros meses de 2015 nos 7%.

 

Segundo Miguel Silvestre, a Plural vai manter «a fachada» do edifício da Fábrica da Cerveja, onde vai instalar escritórios e «toda a atividade social», sendo que no terreno atrás desse mesmo edifício vai ser «construída de raiz» a infraestrutura onde será realizada toda a operação de armazenamento e distribuição de medicamentos.

 

Os projetos de especialidade já foram entregues na Câmara de Coimbra e o projeto de arquitetura já foi aprovado, esperando abrir concurso para a construção da nova estrutura «em julho», para que em setembro se iniciem as obras, havendo a expectativa de no segundo semestre de 2017 a empresa se transferir para o local, situado na Pedrulha, periferia norte da cidade.

 

Para além da necessidade de novas instalações e da opção de continuar a ter Coimbra como estrutura principal, a Plural também assumiu «a responsabilidade de recuperar algo que diz muito à cidade», afirmou Miguel Silvestre, sublinhando que, apesar de a reconstrução ser «muitas vezes mais difícil», é importante «olhar-se para a requalificação do património», em vez de se construir algo novo.

 

Miguel Silvestre adiantou também à “Lusa” que espera que a Plural chegue a Trás-os-Montes em 2016, de forma a atingir 100% de cobertura do território nacional.

 

A Plural é uma cooperativa farmacêutica que resultou da fusão em 2006 da Cofarbel, Farcentro e Farbeira, tendo instalações em Santa Maria da Feira, Montijo, Faro, Covilhã e Caldas da Rainha, para além da sede em Coimbra.