A sede da Ordem dos Farmacêuticos, no Porto, recebe, a 1 de março, a Jornada Farmácia Latina, evento que junta representantes dos farmacêuticos e das farmácias comunitárias de Portugal, Espanha, França e Itália. Anualmente realizada num dos países que compõem o consórcio informal, a reunião é organizada este ano em solo nacional, de forma conjunta pela Ordem dos Farmacêuticos e a Associação Nacional das Farmácias.
A sessão de abertura conta com a intervenção do presidente do Pharmaceutical Group of the European Union (PGEU), Aris Prins, sobre a revisão da legislação farmacêutica europeia. Serão ainda abordados temas relacionados com a prática farmacêutica, entre os quais os serviços farmacêuticos em desenvolvimento nos diferentes países e as boas práticas para o desenvolvimento das equipas das farmácias.
Será apresentado o Livro Banco das Farmácias Portuguesas aos parceiros europeus, enquanto peça essencial para o desenvolvimento contínuo das farmácias em Portugal, projetando o futuro do setor e da sua ação no contexto da saúde. Os farmacêuticos portugueses vão também apresentar as principais implicações da última alteração ao Estatuto da Ordem dos Farmacêuticos, em vigor a partir de 1 de março, nomeadamente no que se refere às atividades previstas no Ato Farmacêutico.