Portugal acolhe novo Centro de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa 590

Portugal acolhe novo Centro de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa

09 de Maio de 2016

Portugal vai ter um novo Centro de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão, resultado de uma parceria entre cinco universidades portuguesas (Minho, Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa) e a britânica University College London.

A sessão pública de apresentação deste centro decorre hoje, no Porto.

O Centro de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão, que ficará sediado no Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia das Caldas das Taipas, em Guimarães, pretende focar-se em investigação multidisciplinar, que será traduzida em métodos inovadores a serem aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares.

«A criação deste centro deverá ter um efeito estruturante na ciência portuguesa, podendo dar origem muito rapidamente ao maior e mais produtivo centro de investigação baseado em Portugal. Deverá também ter condições únicas para atrair talento científico internacional», realça a Universidade do Minho, num comunicado, citado pelo “Jornal de Negócios”.

A mesma instituição universitária enfatiza que a criação deste centro «envolve alguns dos melhores centros I&D do país», todos classificados pela FCT com “Excelente” ou “Excecional”.