Portugal AVC lança segunda edição do Prémio de Jornalismo “O AVC (Acidente Vascular Cerebral)” 183

A associação Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos acaba de anunciar o lançamento da segunda edição do Prémio de Jornalismo “O AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, destinado a todos as peças jornalísticas realizadas sobre este tema entre 29 de outubro de 2022 e 30 de novembro de 2023. O objetivo deste prémio, que conta com o apoio da farmacêutica Bayer, é destacar os trabalhos realizados a nível nacional, em especial os que abordem a continuidade da vida de pessoas que sofreram um AVC. As candidaturas podem ser entregues à Portugal AVC em formato digital até ao dia 15 de dezembro de 2023.

Existem três categorias de trabalhos jornalísticos elegíveis à participação no prémio: televisão, rádio e imprensa (papel e/ ou digital) com um valor de 1.250€ atribuído a cada uma delas. Existirá ainda a possibilidade de ser atribuído um prémio adicional no valor de 750€ ao trabalho mais bem avaliado pelo júri, de acordo com os critérios definidos para avaliação, qualquer que seja o meio de difusão.

Para os critérios de avaliação serão tidos em conta a coerência com os objetivos do prémio (40%), objetividade da peça (20%), qualidade (20%) e relevância do meio de difusão (20%). Os elementos valorizados pelos membros do júri nas peças jornalísticas serão a abordagem à reabilitação do doente com AVC (qualidade e celeridade); a reintegração, em especial na vida social e profissional; o recomeço de uma “nova” vida após um AVC; as dificuldades encontradas no ambiente familiar e/ ou social, profissional e a qualidade de vida dos sobreviventes.

“É com grande entusiasmo que lançamos uma nova edição do Prémio de Jornalismo, pois consideramos que esta é uma forma de promover e destacar os bons trabalhos nacionais que se fazem sobre temáticas de saúde tão relevantes, como é o caso do Acidente Vascular Cerebral. Na primeira edição, ocorrida em abril de 2022, tivemos dois trabalhos vencedores de televisão e imprensa com muita qualidade. Esperamos que na edição deste ano existam igualmente trabalhos relevantes nas diversas categorias elegíveis ao prémio”, afirma António Conceição, Presidente da Portugal AVC.

O júri é composto por António Conceição – sobrevivente de AVC e Presidente da Portugal AVC; Isabel Nery – sobrevivente de AVC, jornalista em representação do Sindicato dos Jornalistas; Jorge Jacinto – especialista em Medicina Física de Reabilitação, Diretor de Serviço no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e Diana Wong Ramos – sobrevivente de AVC, ex-jornalista e editora.

As candidaturas devem ser entregues à Portugal AVC através do email: info@portugalavc.pt. Os vencedores serão anunciados até janeiro de 2024.

Para saber mais sobre a Portugal AVC, consulte: https://www.portugalavc.pt/ e sobre o Regulamento do Prémio aqui: https://www.portugalavc.pt/_files/ugd/4e8230_8eb7d95ebe2348b88b5719ed01855012.pdf.