Portugal vai entregar 400 quilos de medicamentos ao hospital pediátrico Albert Royer, em Dacar, no âmbito da cooperação entre a Embaixada de Portugal em Dacar e o Ministério da Saúde e Ação Social do Senegal.
A informação foi avançada à agência Lusa, pelo chefe de missão diplomática portuguesa em Dacar, Vítor Sereno.
“Esta parceria estratégica iniciou-se em 2019 com a doação de equipamentos cirúrgicos, críticos para poder realizar exames urológicos necessários a recém-nascidos com malformações do trato urinário e dos órgãos genitais”, explicou Vítor Sereno, acrescentando que este hospital acolhe “crianças e jovens provenientes, entre outros países, da Guiné-Bissau, Gâmbia, Burquina Faso, Guiné-Conacri e Mali”.
Na altura, foi identificada a precariedade de acesso a equipamento médico, assim como a medicamentos para bebés, crianças e adolescentes “que o hospital diariamente cuida”.
Foi neste contexto, que surgiu a parceria com a BIAL, que ofereceu os medicamentos, e com a TAP, que transportou a carga para o Senegal.
A cerimónia de entrega dos medicamentos está agendada para segunda-feira, dia 6 de setembro de 2021, no Hospital Albert Royer.