
Portugal é o primeiro país a partilhar dados com a Irlanda na infraestrutura A Minha Saúde @ UE (MyHealth@EU), parte do futuro Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS).
Desde o final de 2024, os cidadãos portugueses passaram, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a disponibilizar de melhor informação e serviços no acesso a cuidados médicos na Irlanda.
Com a integração da Irlanda na infraestrutura A Minha Saúde @ UE, “Portugal reforça o seu compromisso em promover uma saúde digital mais integrada e eficiente à escala global, contribuindo significativamente para a melhoria dos cuidados de saúde transfronteiriços prestados em toda a UE”, refere os SPMS.
A Minha Saúde @ UE
Coordenada pela SPMS, é a infraestrutura que assegura a prestação de serviços de saúde digital transfronteiriços pelos Estados-Membros aderentes, permitindo a troca segura e interoperável de dados de saúde.
Ainda segundo os SPMS, “possibilita melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos europeus que se encontrem temporariamente noutro país da União Europeia (UE), sem barreiras linguísticas e com condições semelhantes às do seu país de origem, incluindo o acesso a cuidados de saúde não programados”.
A nível nacional, encontram-se ativos os serviços de Resumo de Saúde Eletrónico, bem como a prescrição e a dispensa eletrónica de medicamentos.
Além de Portugal, os Estados-Membros que já operam nos serviços A Minha Saúde @ UE são: Finlândia, Estónia, Luxemburgo, República Checa, Malta, Croácia, França, Espanha, Países Baixos, Polónia, Grécia, Letónia, Lituânia e Irlanda.