Portugal ultrapassou os 35 milhões de testes realizados à covid-19 1092

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), até dia 1 de fevereiro, Portugal realizou mais de 35 milhões à covid-19.

“Portugal alcançou, dia 1 de fevereiro, um total de 35.021.584 milhões de testes à covid-19 efetuados desde o início da pandemia, aproximadamente 19,2 milhões de testes TAAN/PCR e perto de 15,9 milhões de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional. Estes dados não incluem os autotestes”, indica o INSA, no seu portal.

O INSA indica ainda que um novo máximo foi atingido no último mês de janeiro.

“No mês de janeiro, o País registou um novo máximo de testagem mensal à covid-19, com cerca de 8 milhões de testes efetuados, o que corresponde a uma média diária superior a 257 mil testes. Destes, aproximadamente 2,4 milhões foram TAAN/PCR e perto de 5,6 milhões foram TRAg de uso profissional”, explica o comunicado divulgado.

Estes valores fazem com que Portugal seja o sexto país da Europa a realizar mais testes à covid-19, na Europa.

“De acordo com os dados do ECDC – Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (semana 3/2022), Portugal foi o sexto país a realizar mais testes à covid-19 na União Europeia, por 100 mil habitantes, na referida semana”, conclui o INSA.