Português cria aplicação para detetar risco de cegueira em diabéticos 607

Português cria aplicação para detetar risco de cegueira em diabéticos

16 de Julho de 2015

Um jovem português desenvolveu uma aplicação para telemóvel que permite detetar o risco de cegueira em diabéticos. A EyeFundusScope identifica lesões na retina e possíveis alterações na visão, o que permite prevenir ou inverter a evolução da doença que é a maior causa de cegueira a nível mundial.

 

Quanto mais cedo for detetada, maiores são as possibilidades de reverter os efeitos da retinopatia diabética, noticiou a “Renascença”. O problema é que os sintomas só se manifestam em fases adiantadas da doença. São sinais que, graças a esta aplicação, podem ser identificados numa consulta de rotina.

 

João Costa, 23 anos, estudante do mestrado integrado em Bioengenharia da Universidade do Porto, criou uma solução móvel que tira imagens do fundo do olho por meio de um adaptador ótico acoplado a um smartphone. Graças a algoritmos de visão, as imagens são processadas, o que permite estimar o risco que o paciente tem de desenvolver a doença.

 

João Costa procura agora parceiros para que esta aplicação seja uma realidade nos consultórios, depois de ter desenvolvido esta aplicação no centro Fraunhofer, que recebe alunos de várias faculdades e os incentiva a criar soluções tecnológicas de utilidade prática.