Portugueses vão poder tomar medicamento profilático para o VIH/sida 657

Portugueses vão poder tomar medicamento profilático para o VIH/sida

 

 

30 de maio de 2017

Em Portugal, os indivíduos com comportamentos de risco vão poder ter acesso a profilaxia de pré-exposição (PREP) para diminuir o risco de serem infetados pelo vírus VIH, prevê um despacho do Governo, assinado ontem.

Os médicos poderão prescrever esta medicação, que estará disponível apenas nos hospitais, pelo menos por agora. A diretora do Programa Prioritário para a Área da Infeção VIH/sida, da DGS, Isabel Aldir, não afasta a possibilidade de no futuro esta medicação poder chegar às farmácias.

«É uma estratégia de prevenção que deve ser encarada em conjunto com as outras formas que há de redução de risco de infeção. Não deve ser nunca olhada como uma forma dissociada e separada das restantes estratégias. Consiste na toma de uma associação de medicamentos, que se tomada por um indivíduo que está em risco acrescido de infeção, vai fazer com que esse risco reduza substancialmente e essa redução pode chegar aos 90%».

Na União Europeia a medida só foi implementada em França.

O Governo assinou ontem protocolos com as câmaras de Lisboa, Cascais e Porto, autarquias que aderiram ao projecto “Cidades na via rápida para diminuir o VIH”, para em rede participarem no combate ao vírus, avançou a “Renascença”.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo, a falar num «dia histórico» para acabar com o vírus da SIDA em Portugal e destaca o menor número de casos dos últimos 15 anos.