A Plataforma Saúde em Diálogo reuniu com o Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa e explicou as dificuldades no acesso aos cuidados primários em contexto de pandemia.
A Plataforma Saúde em Diálogo, que reúne mais de 50 associações de doentes, promotores e consumidores de cuidados saúde, foi recebida no passado dia 3 de Novembro, no Palácio de Belém, em Lisboa.
“Questionámos sobre a resposta e estratégia pensadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) para estas pessoas. Falámos das dificuldades que os doentes crónicos têm nesta fase. Preocupam-nos os exames e as operações que não têm sido realizados, bem como as atuais dificuldades destas pessoas no acesso aos cuidados de saúde primários», revelou a responsável desta Plataforma, Maria do Rosário Zincke.
A responsável mostra-se otimista perante a defesa do Presidente da República em manter conquistas alcançadas com a pandemia, como a questão da proximidade no acesso aos medicamentos.
“O Presidente disse que essas conquistas são de manter para além da situação de pandemia”, afirmou.
Entre as conquistas destaca-se o acesso de proximidade a medicamentos hospitalares, assegurado pelas farmácias comunitárias desde o início de março.
A Plataforma vem desde maio a alertar o Presidente da República, o primeiro-ministro e os ministérios da tutela para a importância da participação das organizações das pessoas com doença nos debates e reuniões sobre a covid-19, relembrando que muitas das decisões tomadas têm especial impacto na vida dos doentes crónicos.