A uma semana da edição deste ano dos Prémios Almofariz, com os nomeados já ansiosos por saberem quem irá vencer os tão desejados galardões, importa relembrar um dos grandes vencedores do ano passado: a Farmácia Jordão Pedrosa, do Vale da Amoreira, com o projeto “Trazer Mais Saúde ao Vale”. O prémio foi de Intervenção na Comunidade, by Laboratórios Azevedos.
Prestes a completar um ano da distinção, o Netfarma falou com Dulce Fonseca, diretora técnica da farmácia, numa altura em que foi lançado um vídeo, que pode ver abaixo, para resumir todo o trabalho feito no último ano.
A farmacêutica afirma sem dúvidas que o prémio recebido “deu imensa motivação e foi um reforço no compromisso com o projeto. Validou o trabalho feito, sendo também uma forma de afirmar que o projeto está no caminho certo”.
“Além da motivação, deu-nos também uma vontade constante de pensar no que podemos fazer ainda mais e melhor, como é que podemos chegar a mais pessoas. E o nosso propósito inicial não pretende apenas criar proximidade com a população, mas também envolver os profissionais de saúde das diferentes áreas”, afirmou.
E continuou: “O reconhecimento pelo prémio foi importante, não só para a farmácia e para nós enquanto equipa multidisciplinar, mas também para as outras pessoas que intervêm e também tiveram essa satisfação”.
Referiu ainda que todos os envolvidos sentem que “é possível ir mais além, ser uma programa que tem como objetivo aumentar os níveis de literacia em saúde, mas também um exercício de cidadania”. “Nós temos uma população muito diversa e que provavelmente não se encontrava em simultâneo, no mesmo local, por um motivo comum. Isso tem sido conseguido e é muito gratificante e interessante para nós. Estamos também expectantes: onde é que conseguiremos chegar. Temos a mente aberta e estamos curiosos por saber qual vai ser o novo projeto vencedor [nos Prémios Almofariz], e em que medida é que nós também poderemos eventualmente replicar alguma ideia e fazer coisas novas”, frisou.
O projeto criou ainda recentemente um podcast, que está em fase de trabalho, “para que seja um conteúdo de curta duração, que a pessoa facilmente possa ouvir em qualquer local e seja de fácil acesso”. Isto, segundo Dulce Fonseca, para, por exemplo, explicar ou replicar ideias que são abordadas em iniciativas, para pessoas que não puderam estar presentes ou que querem reavivar a memória.
Para este ano, os Prémio Almofariz Intervenção na Comunidade, by Laboratórios Azevedos, tem três nomeados. A saber: Farmácia Diamantino (Fundão), Farmácia Miguens (Benavente) e a Farmácia Narcisa C. Dias (Braga).
Venha descobrir os grandes vencedores da noite e reserve já o seu lugar aqui.
Os Prémios Almofariz 2023 contam com o patrocínio da Unidade Pharma da Rangel e com o apoio da IQVIA e do Casino Estoril.
As revistas FARMÁCIA CLÍNICA e MARKETING FARMACÊUTICO, o Portal NETFARMA e a E-Newsletter Farmanews são os media partners.