Prémio Arrigo Recordati distingue Joseph Valentine McMurray e Salim Yusuf 613

Prémio Arrigo Recordati distingue Joseph Valentine McMurray e Salim Yusuf

22 de Junho de 2015

A 8ª edição do prémio internacional de investigação científica Arrigo Recordati, no valor de 100 mil euros, homenageou dois cientistas, os professores Joseph Valentine McMurray, e Salim Yusuf, pelo seu compromisso e descoberta na pesquisa na prevenção secundária e nas estratégias de redução de riscos em doentes cardiovasculares. 

 

Joseph McMurray é professor de Cardiologia e responsável pela investigação clínica no Instituto de Ciências Médicas & Doença Cardiovascular da Universidade de Glasgow, na Escócia, Reino Unido e o professor Salim Yusuf, é doutorado e diretor executivo do Population Health Research Institute (PHRI), da Universidade McMaster, Hamilton, do Canadá. A cerimónia teve lugar em Milão durante a 25ª Reunião Anual da Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH). 

 

O tema da edição de 2017 do prémio Arrigo Recordati será: Terapias Biológicas para o tratamento de doenças e condições com elevado risco cardiovascular.

 

Criado em 2000 em memória do empresário farmacêutico italiano Arrigo Recordati, este prémio visa promover a investigação científica no campo da doença cardiovascular. Arrigo Recordati, que morreu de forma prematura em 1999, acreditava fortemente no poder da investigação como motor de desenvolvimento da indústria farmacêutica e da disponibilização de produtos benéficos para a saúde e bem-estar coletivo e individual. 

 

«O Prémio Arrigo Recordati pretende inspirar cientistas e investigadores para descobertas importantes que beneficiem pessoas em todo o mundo» afirmou Giovanni Recordati atual presidente e CEO da Recordati.

 

Várias sociedades e organizações internacionais especializadas nas áreas de cardiologia e medicina internacionais foram convidadas para a nomeação dos vencedores deste prémio dirigido a cientistas inseridos em contextos institucionais não afiliados a empresas farmacêuticas ou de dispositivos médicos. 

 

Ao longo das últimas três décadas o professor Salim Yusuf criou uma grande notabilidade na investigação clínica junto da população a nível mundial através da criação de redes em mais de 1.500 locais em 85 países, abrangendo todos os continentes. Formou mais de 100 investigadores, muitos dos quais de renome internacional e líderes em investigação médica. Ajudou a desenvolver os principais institutos de investigação ou programas no Canadá, Índia, Argentina, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Malásia e China.