Prémio HINTT regressa para premiar a solução mais inovadora na área da Saúde 591

• Este ano as candidaturas ultrapassaram em cerca de 50% as dos anos anteriores, demonstrando o crescente compromisso dos setores da Saúde e das TIC ligadas à saúde
• Gerd Leonhard regressa ao HINTT como orador internacional, desta vez com o tema “Why and how the future is better than we think”

Lisboa, 8 de setembro de 2020 – Acontece este ano, no dia 1 de outubro, a 4.ª Edição do HINTT – Maturidade Digital, sob o tema Digital Acceleration: Can Health catch the wave?, promovido pela multinacional Glintt. O Prémio HINTT é uma iniciativa que visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das TIC na área da saúde, que têm como objetivo melhorar a segurança do cidadão, apoiar a decisão clínica e a eficiência global.

“Este ano é com enorme orgulho que batemos o record das candidaturas, ultrapassando em cerca de 50% os anos anteriores. Com a questão da pandemia provocada pela Covid-19, as nossas expetativas não eram as mais favoráveis, pelo que foi com surpresa que verificámos uma motivação incrível por parte das entidades candidatas. Tal facto denota o crescente compromisso dos setores da Saúde e das TIC ligadas à saúde. Até dia 11 de setembro vamos avaliar e escolher, com a ajuda do júri do HINTT, os 10 finalistas, e no dia do evento serão anunciados os quatro vencedores”, avança Filipa Fixe, Executive Board Member da Glintt.

A pensar no contexto atípico vivido, o HINTT pretende explorar novas tendências que sejam a resposta às novas necessidades da sociedade. Conceitos como: telemedicina; telesaúde; wearables para garantia de um estilo de vida mais saudável vs telemonitorização; monitorização da adesão terapêutica e correta recuperação; medicina personalizada e medicina preventiva/preditiva são alguns temas que vão estar em debate nesta edição. E, para tal, a Glintt convidou um dos melhores speakers da área da tecnologia, inovação e saúde: Gerd Leonhard, que regressa pelo segundo ano ao HINTT, com o tema: Why and how the future is better than we think: opportunities and possibilities for healthcare, business and society during the next decade.

Por outro lado, com um foco constante na melhoria das condições de saúde do cidadão, as instituições de saúde que se candidatam ao Prémio HINTT, têm o grande objetivo de inovar na Saúde, no qual será entregue o prémio HINTT ao vencedor de cada uma das quatro categorias: Startup Innovation; Clinical Outcomes; Patient Safety e Value Proposition.

Para Filipa Fixe, o Prémio HINTT – Maturidade Digital “é a forma de premiar a excelência do que de melhor se faz em Portugal na área da saúde e do bem-estar. O seu foco passa pelo reconhecimento e divulgação das melhores práticas de adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na área da saúde, que têm como objetivo melhorar a segurança do cidadão, apoiar a decisão clínica e a eficiência global”. Os projetos vencedores de 2018 e 2019 são a prova disso. Destacaram-se pelo seu papel inovador no setor das tecnologias da saúde, pelo foco na resolução de problemas relevantes, e pelo objetivo de melhorar a segurança dos cuidados através da transformação digital e do (re)posicionamento do cidadão no centro do sistema. Falamos de startups como a Knok Healthcare e a Peekmed, passando por faculdades como a NOVA.ID.FCT, entidades como o IPO do Porto, a Santa Casa da Misericórdia do Porto e os Hospitais Lisboa Central e Lusíadas Lisboa.

O HINTT, desde a sua primeira edição, tem vindo a comprovar constantemente que a junção da tecnologia ao setor da saúde é o mote para existir mais equidade a custos controlados e melhores resultados em saúde. Portugal reúne todas as condições para que a evolução ocorra dentro das unidades de saúde, mas, para tal, é necessário que se incentive e se aposte em ideias disruptivas e em novos projetos. Todas estas candidaturas (re)afirmam o potencial que existe no nosso país.

Como membros do júri, o HINTT vai contar com José Martins Nunes, primeiro presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Nuno Sousa, neurorradiologista e presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho; Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos; José Penedo, vice-presidente do Conselho Regional do Sul; e António Ferreira, Presidente da Comissão Nacional para os Centros de Referência.

Para mais informações e consulta do regulamento, aceda em http://hintt.glintt.com/. Saiba tudo sobre as edições anteriores do HINTT e do Prémio HINTT.