Prémio Pessoa 2013 vai ser entregue na segunda-feira à cientista Maria Manuel Mota
30-Maio-2014
A cerimónia de entrega do Prémio Pessoa 2013 à cientista Maria Manuel Mota vai realizar-se na segunda-feira, às 19:00, na Culturgest, em Lisboa, com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, anunciou ontem a organização.
Também vão estar presentes, além de Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa e presidente do júri, personalidades responsáveis do Governo e outras figuras da política, da ciência e da cultura.
Entre os convidados vão estar a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, o presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, Guilherme de Oliveira Martins, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, assim como os ministros adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e da Educação e Ciência, Nuno Crato.
Os antigos ministros das Finanças João Salgueiro e Eduardo Catroga, Francisco de Lacerda, presidente dos CTT, e Miguel Horta e Costa, vice-presidemte do Banco Espírito Santo de Investimento, são outras personalidades anunciadas pela organização.
O vencedor desta 27.ª edição do Prémio Pessoa, no valor de 60.000 euros, foi anunciado em dezembro do ano passado, no Palácio dos Seteais, em Sintra.
A galardoada foi a cientista Maria Manuel Mota, de 42 anos, licenciada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que tem vindo a desenvolver estudos sobre a malária.
Na altura, o júri destacou, sobre a investigadora do Instituto de Medicina Molecular, o «empenho entusiástico no que se pode chamar de cidadania da ciência», uma vez que é também fundadora e presidente da Associação Viver a Ciência, que «tem como objetivo encorajar a filantropia em Portugal», indicou a “Lusa”.
O júri foi ainda constituído por Fernando Faria de Oliveira, ex-ministro do Comércio e Turismo, o sociólogo António Barreto, Diogo Lucena, ex-administrador da Fundação Gulbenkian, o arquiteto Eduardo Souto de Moura e o neurocirurgião João Lobo Antunes.
O elenco de jurados integrou também o ex-Presidente da República Mário Soares, o historiador de arte José Luís Porfírio, Maria de Sousa, catedrática de imunologia, o professor do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, Rui Magalhães Baião, o musicólogo Rui Vieira Nery e o catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Viriato Soromenho Marques