Ema Paulino é a Figura do Ano dos Prémios Almofariz 2014. No ano em que se comemoram 20 anos de Prémios Almofariz, o Projeto Geração Saudável foi distinguido Projeto do Ano e foi entregue, pela primeira vez, o prémio Farmácia do Ano.
No ano em que celebram 20 anos de existência, os Prémios Almofariz primaram por, um lado, pela inovação, ao ser criada uma nova categoria e, por outro, pela distinção das “novas gerações”, sobretudo farmacêutica, ao ser eleita Figura do Ano Ema Paulino.
«Apesar de muito jovem já mostrou grande desempenho», declarou Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), à Farmácia Distribuição, durante a cerimónia de entrega dos prémios que decorreu ontem, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, acrescentando que «foi uma distinção de perfeita justiça, já que a Dra. Ema integra o board da Federação Internacional Farmacêutica, sendo, provavelmente, a farmacêutica portuguesa que chegou mais alto ao nível internacional; e é presidente da Secção Regional de Lisboa da OF, onde tem revelado ser uma colaboradora inestimável, com uma disponibilidade permanente». Daí que o bastonário augure que «tem ainda uma longa carreira pela frente e muito potencial».
Quando subiu ao palco para receber o prémio, Ema Paulino, emocionada, agradeceu às várias pessoas que, na sua opinião, contribuíram para o seu “crescimento” profissional e terminou dizendo que os Prémios Almofariz são «a celebração daquilo que somos e sonhamos que podemos vir a ser enquanto pessoas e profissionais de saúde».
Uma geração mais saudável
Ainda na senda de distinção das novas gerações, o Prémio Almofariz de Projeto do Ano foi entregue ao “Projeto Geração Saudável”, uma iniciativa que visa a promoção e educação para a saúde de crianças e jovens, desenvolvida pela secção regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos e que tem sido implementada em várias escolas do país. Um dos objetivos deste projeto é a valorização do papel do farmacêutico na sociedade, como interveniente ativo no âmbito da saúde pública, através da realização de ações de formação sobre sexualidade, alimentação saudável e enfarte agudo do miocárdio.
De acordo com o referido por Pedro Borrego, quando subiu ao palco para receber o Almofariz, graças ao “Geração Saudável”, «já foram formadas 20 mil crianças e jovens e 400 professores». Por seu turno, Eurico Pais, que recebeu o prémio juntamente com Pedro Borrego, chamou a atenção para o facto de esta iniciativa «mostrar à juventude qual é o papel do farmacêutico» e que «temos de ser nós a trabalhar por nós próprios e a demonstrar o nosso valor».
A nova distinção e os restantes prémios
Uma das novidades desta edição dos Prémios Almofariz foi a criação de uma nova categoria, a de Farmácia do Ano. «Há 20 anos quando preparávamos a primeira cerimónia, o senhor António Esteves, fundador da Farmácia Distribuição, comentava que faltava um prémio para as farmácias», revelou Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar – Marcas e Comunicação. Volvidos todos estes anos, «os Almofariz cumprem pela primeira vez a sua essência» ao distinguirem as farmácias, concluiu Paulo Silva.
O Prémio Farmácia do Ano foi entregue à Farmácia Luciano e Matos. Helena Amado, diretora-técnica, declarou, ao receber o galardão, que «esta distinção é para todos aqueles que de norte a sul com perseverança desempenham um papel fundamental no nosso país».
No que respeita às restantes categorias, os vencedores da edição Prémios Almofariz 2014 foram:
Anúncio Profissional do Ano – Strepfen – Agência Ray Gun
Produto do Ano – Bisolviral da Boehringer Ingelheim CHC
Laboratório do Ano – Novartis
Produto Dermocosmética do Ano – Vichy Neovadiol Magistral da Cosmética Activa/L’Oréal Portugal
MNSRM do Ano – Mebocaína Anti-Inflam da Novartis Consumer Health
Os Prémios Almofariz 2014 contaram com o patrocínio da Logista Pharma e o apoio dos Hotéis Vila Galé e da Cegedim Portugal. A nova categoria “Farmácia do Ano” teve o patrocínio do Barclays.