A FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO (FD) #371, referente ao mês de dezembro, está prestes a chegar às suas mãos. Até lá, fique a conhecer a capa e dos destaques da Revista Profissional da Farmácia.
Projeto da ANF abrange 33 situações clínicas ligeiras. O Orçamento de Estado (OE) para 2024 prevê o lançamento de um projeto-piloto de serviços farmacêuticos para “situações de patologia aguda simples”, de acordo com protocolos a estabelecer com as Ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos. Entretanto, a ANF já tem em curso um projeto que considera a abordagem a 33 situações clínicas ligeiras na Farmácia Comunitária, de que são exemplos as insónias, a tosse, a febre, a acne, a dermatite atópica e as infeções urinárias não complicadas, entre outras.
A celebração maior da Farmácia. O Casino Estoril vestiu-se mais uma vez de gala e em todo o seu esplendor para receber os Prémios Almofariz. A vigésima nona edição da noite do ano no universo farmacêutico aconteceu no passado dia 24 de outubro, entregou dez galardões, entre os quais se distinguiram a SOCFIC e Luís Lourenço.
Novas terapêuticas moleculares e biológicas reforçam necessidade de trabalho em equipa. No 7º simpósio científico da Secção Regional Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), realizado a 21 de outubro, no auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Bruno Sepodes assinalou «o papel central dos farmacêuticos» na ligação à vanguarda científica. As novas terapêuticas moleculares e biológicas exigem «cuidados especiais» e «trabalho em equipa» com os médicos prescritores.
Clique na imagem para assinar a revista e fique a par de todas as novidades no setor da Farmácia: