Prémios Almofariz 2023: Os vencedores 3542

Terminou mais uma edição dos Prémios Almofariz. A gala da Farmácia e dos Farmacêuticos decorreu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril e galardoou 10 personalidades, projetos e entidades.

A noite começou com o Anúncio Profissional do Ano e galardoou Vicks Vaporub.

Seguiram-se os prémios votados pelas Farmácias. Centrum Beleza & Colagénio foi considerado o Produto do Ano. O Produto de Dermocosmética do Ano foi atribuído a Bepanthen Tattoo, o M.N.S.R.M. do Ano a Antigrippine Trieffect Tosse e, finalmente, a Generis conquistou o Laboratório do Ano.

Dos votos das Farmácias para a premiação das próprias Farmácias, os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, receberam o galardão da Farmácia Hospitalar do Ano. A Farmácia Diamantino, no Fundão, ganhou o prémio de Intervenção na Comunidade, e a Farmácia Almancil levou para a casa a o almofariz de Farmácia do Ano. Ambas pertencem ao Grupo Holon.

A noite terminou com dois prémios que homenagearam duas personalidades de reconhecido valor para o setor. A Sociedade Científico-Profissional de Farmácia Ibero-Americana Comunitária, que tem Carlos Maurício Barbosa, anterior bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), com vice-presidente, venceu o Projeto do Ano.

O Farmacêutico Especialista em Farmácia Comunitária Luís Lourenço, com um historial de considerável envolvimento associativo na OF e na International Pharmaceutical Federation, foi considerado a Figura do Ano.