Na noite em que se comemoraram os 25 anos da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO e os 22 anos do Prémio Almofariz, Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, foi eleita Figura do Ano. São mais de duas décadas ao lado dos farmacêuticos e do setor da Farmácia, comemoradas com pompa e circunstância, na noite passada, no Casino Estoril. A animação foi garantida, começando logo à entrada com os convidados a serem fotografados no hall of fame dos Prémios Almofariz/FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO. Já no espaço onde decorreu o cocktail, os presentes foram fotografados com uma máquina Polaroid, de modo a poderem levar para casa uma recordação (a fotografia) da sua presença nesta ocasião tão especial para a FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO. Após este momento de convívio, seguiu-se o jantar no Salão Preto e Prata e a entrega de Prémios. A primeira categoria a ser desvendado o vencedor foi a do Anúncio Profissional do Ano (eleito por um júri). Nesta edição, quem levou para casa o galardão foi o anúncio Panadol Prolong da GSK e da Agência Pigmento Azul. Cristina Santos, wellness brand manager da GSK, garantiu que o prémio é o «reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipa Panadol». A escolha das farmácias Quanto ao Laboratório do Ano, o vencedor foi a GSK. João Paulo Sotana, country manager da GSK CH Portugal, subiu ao palco para receber o galardão, e após ter declarado que «foi uma honra receber este prémio votado pelas farmácias», salientou que «para o ano espero estar aqui outra vez a ganhar novo reconhecimento». O Prémio Almofariz Produto de Dermocosmética do Ano foi entregue ao Bio Oil da Omega Pharma. Margarida Costa, brand manager Bio Oil, revelou que «é um orgulho receber este prémio, que é o reflexo da enorme qualidade deste produto e do trabalho que temos desenvolvido». Por fim, o Daflon 500 da Servier Portugal foi distinguido com o Prémio Almofariz Medicamento Não Sujeito a Receita Médica (MNSRM) do Ano. João Henriques, Gestor de Produto, agradeceu «a todos os farmacêuticos e técnicos de farmácia que confiam no nosso medicamento». Farmácias Holon Distinguido o Projeto, seguiu-se a entrega do Prémio Farmácia do Ano. Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar, foi o responsável por revelar o vencedor. Durante um discurso visivelmente emotivo, o responsável frisou que «desde que a FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO nasceu há 25 anos, ao longo da sua história temos pugnado por ser independentes e foi essa independência que nos trouxe até aqui». Para além do passado, Paulo Silva também se focou no futuro, tendo revelado inclusivamente que já se está a pensar nos Prémios Almofariz 2017. Quanto ao Prémio Farmácia do Ano, apesar de ser recente (esta foi a sua terceira edição), Paulo Silva afirmou que «é a essência do Almofariz», argumentando que «durante muitos anos, as farmácias não foram premiadas, limitando-se a premiar». No entanto, esta realidade mudou e atualmente as farmácias também já são distinguidas. Este ano, o Almofariz Farmácia do Ano foi atribuído à Farmácia Moreno (Porto). João Almeida, diretor técnico da Farmácia premiada, salvaguardou que «a ver se para o ano levamos outro prémio para casa para começar a fazer coleção». Figura do Ano A bastonária declarou que «recebo este prémio com muita gratidão e humildade» e «acima de tudo penso que é uma responsabilidade para o futuro». Ana Paula Martins salvaguardou ainda que «cumprir a nossa obrigação não merece nenhum reconhecimento especial. Mas, ao mesmo tempo, senti uma grande alegria por receber um prémio que vem da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO no ano em que completa 25 anos». Após a entrega deste último Almofariz, o aniversário da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO foi assinalado pelo “soprar” das suas 25 velas, com os cerca de 270 presentes a cantarem os parabéns. Os Prémios Almofariz 2016 fecharam em grande com uma festa, animada por uma DJ, que permitiu que o convívio se prolongasse pela noite dentro. Esta edição dos Prémios Almofariz contou com o patrocínio da Unidade Pharma da Rangel e o apoio da QuintilesIMS e do Casino Estoril. Para além disso, a categoria Farmácia do Ano teve o patrocínio do Bankinter. A revista Marketing Farmacêutico, o Portal Netfarma e a e-newsletter farmanews foram media partners do evento.
Assista às reações dos vencedores. Veja ainda o resumo da cerimónia e a versão integral. |