Os Prémios Almofariz 2023 aproximam-se a passos largos, com as candidaturas aos galardões de Farmácia do Ano e Intervenção na Comunidade a terminarem esta segunda-feira, dia 11 de setembro.
“Considero um privilégio integrar o júri que seleciona as candidaturas vencedoras do Prémio Almofariz Farmácia do Ano e do Prémio Almofariz Intervenção na Comunidade, garante ao Netfarma Carolina Mosca. A presidente do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária da Ordem dos Farmacêuticos enaltece os “prémios com maior visibilidade e notoriedade no setor”, com os “projetos mais relevantes apresentados pelos Farmacêuticos”.
E como são escolhidas as duas Farmácias vencedoras? “Da totalidade das candidaturas apresentadas em cada modalidade, são selecionadas três finalistas para apresentação posterior aos membros do Júri”, do qual faz parte. A seleção das seis candidaturas (três em cada categoria) é, numa primeira fase, da responsabilidade da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, promotora da gala.
“Numa 2.ª fase é distribuído, a cada elemento do Júri, um dossier para ser analisado com as candidaturas selecionadas pela ordem que for indicado pelo Presidente do Júri”, o diretor da revista, Paulo Silva. Numa 3ª fase, “o Júri assiste à apresentação/defesa, de cerca de 20 minutos no máximo, de cada um dos candidatos nomeados, sendo que existe depois um período no qual os elementos do júri efetuam várias questões, quer sejam técnicas ou financeiras, necessárias a uma melhor avaliação de cada uma das candidaturas”, continua.
Após as apresentações dos candidatos, “o júri reúne para deliberar e toma a decisão de selecionar as candidaturas vencedoras distinguindo assim a excelência de uma Farmácia Comunitária de Portugal, no âmbito do Prémio Farmácia do Ano e a excelência de uma Farmácia Comunitária de Portugal no âmbito do Prémio Intervenção na Comunidade de entre todas as candidatas”. Os representantes das candidaturas finalistas são posteriormente convidados para a cerimónia dos Prémios Almofariz, onde serão divulgados os vencedores.
Para os que ainda se encontram indecisos numa eventual candidatura, Carolina Mosca deixa uma nota: “pelo feedback dos colegas que se candidataram em anos anteriores é notório a alegria das equipas das farmácias motivada pelo reconhecimento do desempenho demonstrado e que, por sua vez, acaba por gerar um maior compromisso de todos os colaboradores e um grau de motivação extremamente compensador e gratificante”.
Saiba tudo sobre a Gala do ano e aceda aos formulários de candidatura aos Prémios Almofariz 2023 aqui.