Prémios Almofariz: Mais um ano a premiar o que de melhor se faz no setor da Farmácia 247

Quase 500 pessoas estiveram ontem no Casino Estoril para celebrar os 30 anos dos Prémios Almofariz, os 33 da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO e para conhecer as personalidades, as farmácias e os produtos que se destacaram no setor ao longo de 2023.

A noite começou com um animado cocktail, que possibilitou não só momentos de (re)encontros e de descontração, como de networking. Como dizia Luís Lourenço, vencedor do prémio Desafiar o Futuro 2004 e Figura do ano em 2023, ao NETFARMA, um “convívio com as forças vivas do setor e da profissão é sempre revigorante”.

Este ano, o evento contou com uma exposição de fotografias dos primeiros vencedores das diferentes categorias e ainda com uma Photobooth, que proporcionou aos convidados a oportunidade de tirarem uma fotografia com uma moldura dos ‘30 anos Prémios Almofariz’.

Seguiu-se o jantar e depois o momento verdadeiramente aguardado da noite: a entrega dos prémios.

 

 

Figura do Ano: A “capacidade de envolver os farmacêuticos em diversos projetos”

Um dos momentos mais aguardados da noite foi, provavelmente, o da revelação da Figura do Ano.

Nesta edição, o galardão foi entregue a Fernando Araújoatualmente diretor do Serviço de Imuno-hemoterapia, da Unidade Local de Saúde de São João e anteriormente Secretário de Estado Adjunto e da Saúde do XXI Governo Constitucional e o primeiro diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.

Fernando Araújo foi distinguido pelo seu importante contributo para o desenvolvimento e integração dos serviços farmacêuticos de administração de vacinas e renovação da medicação crónica no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Uma personalidade que, como destacou Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), é “uma pessoa geradora de consensos e tem uma enorme capacidade de envolver”. Aliás, “teve a capacidade de envolver os farmacêuticos em diversos projetos”, acrescentou o bastonário.

Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) e Figura do Ano 2014, que acompanhou Helder Mota Filipe na missão revelar a Figura do Ano destacou, que este prémio é destinado “a pessoas que querem e conseguem mudar o mundo”.

Depois de receber o Almofariz, Fernando Araújo destacou o “papel relevante das farmácias para o SNS”. Neste sentido, explicou que tendo o país “mais de dez mil farmacêuticos”, era “tempo de as farmácias serem uma das dimensões de proximidade”.

 

 

Projeto do Ano: ANF, AFP e DGS recebem prémio pela campanha de vacinação sazonal

O Prémio Projeto do Ano foi entregue à Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe e contra a COVID-19 do Outono-Inverno de 2023-2024.

Uma iniciativa da ANF, da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Direção Executiva do SNS, do INFARMED, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), da Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) e da Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos (GROQUIFAR).

O prémio foi entregue por João Neto, diretor do Museu da Farmácia, primeiro vencedor do Projeto do Ano, em 1999, e por Maria da Luz Sequeira, que recebeu o Almofariz Projeto do Ano 2004, pela Plataforma Saúde em Diálogo, a Isabel Cortez, presidente da AFP, a Natália Pereira, em representação da diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, e Ema Paulino.

Isabel Cortez referiu que é um prémio “de que muito nos orgulhamos”. Já Natália Pereira agradeceu a “todos os farmacêuticos envolvidos na campanha de vacinação”. E Ema Paulino, por fim, salientou que o prémio é “essencialmente das equipas das farmácias, que se mobilizaram numa perspetiva de envolver a população, de sensibilizá-la e vaciná-la.”

 

 

Farmácia do Ano: “Um enorme estímulo”

Farmácia Aguiar, em Lisboa, foi eleita Farmácia do Ano, tendo competido, na categoria, com a Farmácia Ouressa e a Farmácia Covilhã.

O estabelecimento de saúde, que abriu as portas há mais de um século (em 1923), tem desde sempre como missão “servir e aconselhar todos aqueles que necessitam melhorar o seu estado de saúde”, como se lê no seu site.

Depois de receber o troféu, das mãos dos elementos do júri da categoria, Henrique Santos e Carolina Mosca, Marta Hipólito de Aguiar, diretora técnica declarou que “gostaria de compartilhar o prémio com todos aqueles que fizeram e fazem parte da nossa história” e garantiu que o Almofariz é um “enorme estímulo que nos foi atribuído para continuarmos o nosso caminho”.

 

 

Prémio Intervenção na Comunidade 2024 by Laboratórios Azevedos: “Fazer todos os esforços para inovar”

Projeto ‘Missão Ilhafarma – A Sua Saúde, a Nossa Missão’, da Farmácia do Caniço, foi o grande vencedor desta categoria, em que também eram finalistas os projetos o ‘Saber Cuidar’ da Farmácia Oeiras Figueirinha, o Pharmamente da Farmácia Viriato e o Rastreio de Pressão Arterial em Braga da Farmácia Narcisa C. Dias.

Coube a Dulce Fonseca, diretora técnica da Farmácia Jordão Pedrosa, promotora do Projeto Trazer + Saúde ao Vale, primeiro vencedor do Prémio Intervenção na Comunidade, em 2022, e a João Paulo Sotanageneral manager dos Laboratórios Azevedos e membro do júri desta categoria, entregar o Almofariz a Duarte Pereira, diretor técnico da Farmácia do Caniço.

O farmacêutico sublinhou que “começámos esta caminhada em 2008. Não o fazemos para ganhar prémios, mas pelas pessoas”. Duarte Pereira garantiu ainda que “vamos fazer todos os esforços para inovar e estar aqui nas próximas edições”.

O ‘Missão Ilhafarma – A Sua Saúde, a Nossa Missão’ é um programa de literacia em saúde e de capacitação do cidadão para tomar decisões informadas no respeitante à sua Saúde e à dos outros. Até junho deste ano, já tinha impactado 5085 pessoas e rastreado 1588.

 

Farmácia Hospitalar do Ano: “Um momento muito emotivo”

Os Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) venceram o Almofariz Farmácia Hospitalar do Ano, prémio que tem o apoio da IQVIA e da Simposium Digital.

O galardão foi entregue por António de Melo Gouveia e Catarina da Luz Oliveira, membros fundadores do Conselho Consultivo, a Luísa Pereira, diretora dos Serviços Farmacêuticos da ULSAC.

A farmacêutica afirmou que “é um momento muito emotivo”. O Almofariz é, para Luísa Pereira, o “reflexo do empenho, da dedicação e mesmo da superação de toda a equipa sem exceção”.

 

 

Os Prémios votados pelas farmácias

Nas categorias decididas pelas farmácias – Medicamento NSRM do Ano; Produto Dermocosmética do Ano; Produto do Ano; e Laboratório do Ano –, existem nomeados resultantes de um estudo inicial efetuado pela IQVIA junto de uma amostra representativa das farmácias. O vencedor em cada categoria é depois apurado através da votação direta das farmácias de Portugal.

 

Laboratório do Ano

O vencedor foi a Generis.

Depois de receber o Almofariz, Diogo Fernandes, diretor Business Unit Retail, declarou que “é com muito orgulho que pelo segundo ano consecutivo subo a este placo para receber este prémio” e agradeceu “a todas as farmácias que votaram em nós, pois trabalhamos lado a lado”

 

Os laboratórios nomeados este ano foram:

  • Haleon Portugal
  • Teva Portugal
  • Generis

 

Produto do Ano

O vencedor foi Absorvit Smart Neuro (Gama) da Farmodiética.

Sónia Carvalho, coordenadora Nacional da Divisão Farma, assegurou que “não podemos deixar de agradecer a quem nos acompanha todos os dias que são os farmacêuticos e as nossas farmácias parceiras”.

Os produtos nomeados este ano foram:

  • ZZZ QUIL Forte da P&G Health
  • Valdispro Sono(Gama) da Vemedia Consumer Health
  • Absorvit Smart Neuro (Gama) da Farmodiética

 

 

MNSRM do Ano

O vencedor foi Grippostad da STADA Portugal.

Ana Reis, diretora de Marketing e Vendas, agradeceu “às farmácias pelo reconhecimento. É um voto de confiança, mas também uma grande responsabilidade”.

Os MNSRM nomeados este ano foram:

  • Gripalginda Moreno
  • Daflon 1000 comprimidos Mastigáveisda Servier Portugal
  • Grippostad da STADA Portugal

 

Produto de Dermocosmética do Ano 

O vencedor foi Caudalie Resveratrol-lift (Gama) da Caudalie Portugal.

Para Madalena Gusmão, diretora geral da Caudalie Portugal, “é um prémio muito especial” porque “estou entre colegas”.

Os produtos dermocosmética nomeados este ano foram:

  • A-Derma Biology (Gama) da Pierre Fabre Dermo-Cosmétique Portugal
  • Isdinceutics Melaclear Sérum da ISDIN Lab Farmacêutico
  • Caudalie Resveratrol-lift(Gama) da Caudalie Portugal

 

 

Prémio Almofariz Anúncio Profissional do Ano

Este prémio, decidido por um júri, foi atribuído ao anúncio Aero-OM antidiarreico – Medinfar CH.

Joana Catarino, brand manager Aero-OM salientou que é uma “marca amplamente reconhecida”, que “hoje em dia começa a ganhar notoriedade nos antidiarreicos”.

 

 

 

 

Prémio Desafiar o Futuro 2024 by Laboratórios Azevedos

A vencedora foi Rita Andrade, finalista da Licenciatura e Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior (UBI).

 

 

 

 

Os Prémios ALMOFARIZ 2024 são uma iniciativa da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO. Contam com o patrocínio da UNIDADE PHARMA DA RANGEL e da OCP PORTUGAL, o apoio da IQVIA e a parceria da ABEM. As revistas FARMÁCIA CLÍNICA e MARKETING FARMACÊUTICO, o portal NETFARMA e a e-newsletter FARMANEWS são os media partners.