Prémios Humanizar a Saúde: Conheça os projetos vencedores 80

São já conhecidos os cinco projetos vencedores da 4ª edição dos Prémios Humanizar a Saúde, uma iniciativa promovida pela TEVA. A cerimónia de entrega dos prémios aconteceu, ontem (dia 19), em Lisboa.

É a quarta vez que os Prémios Humanizar a Saúde são entregues e, uma vez mais, como refere Marta Gonzalez Casal, diretora geral da Teva Portugal, em comunicado, “estes prémios são um exemplo claro do empenho da Teva em melhorar a saúde dos nossos doentes, uma vez que confirmam que, com inovação e dedicação, podemos criar um ambiente mais acolhedor e solidário, onde cada indivíduo recebe o cuidado e a atenção que merece. É disso que se trata quando falamos na humanização dos cuidados de saúde”.

Os projetos premiados incluem iniciativas que promovem a hospitalização domiciliária para crianças, apoio a idosos isolados no acesso aos cuidados de saúde, atividades de bem-estar para doentes oncológicos, entrega de alimentação parentérica no domicílio para crianças com síndrome do intestino curto e apoio especializado para pessoas com demência e seus cuidadores.

 

Hospitalização domiciliária pediátrica

Otimizar as vagas hospitalares, reduzir o risco de infeções e sobretudo proporcionar um ambiente mais acolhedor e familiar a crianças e jovens dos concelhos da Amadora e de Sintra é o objetivo do projeto ‘Hospitalização Domiciliária Pediátrica’uma iniciativa da Fundação do Gil, desenvolvido em parceria com o Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca, que visa oferecer uma alternativa ao internamento convencional.

 

Apoio a idosos

O projeto ‘+ Saúde’da Associação Mais Proximidade, que tem como objetivo facilitar o acesso aos cuidados de saúde a pessoas idosas em situação de isolamento e solidão. São, ao todo, já 120 idosos da freguesia de Santa Maria Maior que beneficiam desta ideia, que se traduz no acompanhamento a consultas e exames, na organização de medicação, visitas domiciliárias e sessões de apoio psicológico.

 

Saúde mental de doentes oncológicos

Aulas de pilates, biodanza social e terapia com cavalos, bem como apoio psicológico individual e em grupo são algumas das atividades disponibilizadas por outro dos vencedores, o projeto ‘Cuidar+’, da AAPC – Associação de Apoio a Pessoas com Cancro, uma iniciativa que tem como foco a saúde mental e bem-estar físico e social de doentes oncológicos no distrito do Porto.

 

Alimentação parentérica em casa

Reduzir as idas constantes ao hospital é o que pretende o projeto ‘Porta A Porta – Alimentação Parentérica Entregue no Domicílio’, da Unidade Local de Saúde de S. José, outro dos vencedores, com uma iniciativa que permite que crianças com síndrome do intestino curto recebam a alimentação parentérica e o material de consumo clínico necessário diretamente em casa.

 

Apoio a pessoas com demência e cuidadores

Foi ainda distinguido o ‘Serviço de Apoio Domiciliário à Demência’ da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro devido aos cuidados que presta no domicílio à pessoa com demência e ao seu cuidador, gratuitos e personalizados. Uma ação que oferece uma abordagem integrada, com avaliação, diagnóstico e intervenção contínuos, promovendo a saúde e o bem-estar dos doentes e cuidadores.

Os projetos recebem um apoio, em forma de donativo, no valor de 5.000 euros, para continuarem a fazer dos cuidados de saúde uma experiência mais humanizada.