Luis Portela, Presidente da Fundação BIAL, recebeu o Prémio Universidade de Lisboa 2022, distinção que, de acordo com a Instituição, “reconhece o impacto social, a personalidade inovadora, o empreendedorismo singular e a liderança visionária que o tornam influente em Portugal e no mundo, na área da inovação em saúde”.
O Prémio Universidade de Lisboa tem como objetivo distinguir e premiar uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que tenha contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou Cultura e para a projeção internacional do país.
“É com imensa honra e sentido de responsabilidade que recebo esta importante distinção da Universidade de Lisboa, precisamente no ano em que BIAL celebra os seus 100 anos e a Fundação BIAL assinala três décadas de existência”, sublinha Luís Portela.
Após deixar a presidência da BIAL, em 2021, Luís Portela passou a dedicar-se à Fundação BIAL, que foi condecorada esta semana, pelas mãos do Presidente da República, com as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Mérito.
Médico de formação, Luís Portela foi agraciado com três condecorações do Estado Português – Comendador da Ordem do Mérito, Grã-Cruz da Ordem do Mérito e Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública – e distinguido com quatro doutoramentos Honoris Causa, pelas Universidades de Cádis, Porto, Coimbra e Lisboa.
O Júri do Prémio Universidade de Lisboa 2022, presidido pelo reitor Luís Ferreira, inclui como membros Emílio Rui Vilar (vice-presidente), António Cruz Serra, António M. Feijó́, António Nóvoa, Maria Manuel Mota, João Vieira Pereira, José F.F. Tavares, Maria Isabel Stilwell, Leonor Beleza, Joana Carneiro e Maria Lúcia Amaral.